Início Boato Usar perfume com o ar-condicionado do carro ligado causa incêndio?

Usar perfume com o ar-condicionado do carro ligado causa incêndio?

Será verdade o vídeo que está sendo espalhando que mostra os ocupantes de um veículo pegando fogo após usar perfume dentro do carro com o ar condicionado ligado?

Usar perfume com o ar-condicionado do carro ligado causa incêndio? 1
Jovens pegam fogo ao combinar lança perfume com isqueiro! Será verdade? (foto: Reprodução/YouTube)

O vídeo foi publicado no Youtube no dia 1º de setembro de 2015 e já havia tido mais de 1,8 milhão de visualizações em menos de um semana! A história se espalhou na internet rapidamente nesses últimos dias dando uma “dica” que não procede, o vídeo nada tem a ver com a descrição.

O texto que acompanha o vídeo é: “Quando o ar condicionado está ligado em seu carro não abra nenhum frasco de perfume. Pode causar incêndio. Por favor circule para seus amigos e parentes.”

O vídeo mostra dois jovens começam fazendo uma gravação dentro do carro e de repente, uma explosão e o interior do carro vira uma bola de fogo. (não mostraremos o vídeo)

Leia mais: Barragem se rompe e inunda povoado de lama na Bahia; Vídeo

Será que isso é verdadeiro ou falso?

De acordo com uma notícia publicada no site de notícias em árabe chamado Akhbarak, um dos jovens ficou com 6% de queimaduras pelo corpo. Na internet, um dos jovens que aparece no vídeo fez questão de esclarecer todo mal entendido, leia o depoimento traduzido:

“Eu e meu irmão estamos bem. Eu tive 6% do corpo queimado. O que aconteceu foi que nós estávamos nos divertindo no carro, fazendo um vídeo, com as janelas fechadas e sentimos o cheiro de algo engraçado, mas não sabíamos que era Fidfad (produto usado para retirar a estática das roupas na hora de passar – Comum em países do Golfo) e não demos muita importância. Então, meu irmão acendeu o isqueiro e o gás pegou fogo. Fico feliz em dizer que estamos seguros e todos os rumores que saíram não são verdade, e tenha cuidado com vazamentos de gás em qualquer lugar.”

O site Heavy publicou uma foto de um dos adolescentes, sendo tratado no hospital.

Leia mais sobre Curiosidades, Humor, Boato clicando aqui

Conclusão
O vídeo é real, mas a causa do acidente não foi causado por usar perfume! O que fez o carro pegar o fogo foi o vazamento do gás de uma lata de um produto usado para tirar a estática das roupas na hora de passar. O vídeo foi compartilhado no YouTube por Saad Khalid, mas não se sabe se ele é um dos dois adolescentes no carro.