Início Notícias Pais acampam em frente às escolas estaduais de Camaçari para garantir matrícula...

Pais acampam em frente às escolas estaduais de Camaçari para garantir matrícula dos filhos

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Site de vagas em Camaçari: ACESSE

Com barracas de camping ou lonas improvisadas, dezenas de pais de alunos da rede pública estadual estão acampados, desde a semana passada, em frente às unidades escolares de Camaçari para garantir a matrícula dos filhos para o ano letivo de 2015.

A primeira da fila, a dona de casa Jocielma Bahia Pacheco está acampada na frente do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado no centro da cidade, desde às 6h, da última sexta-feira (20). Debaixo de sol e de muita chuva, a dona de casa, juntamente com outros pais, enfrentam o infortúnio.

001 002

Jocielma pretende matricular a filha que vai cursar o 1º ano do Ensino Médio. Para manter a ordem da fila, ela e outros pais fizeram uma lista das pessoas que estão no local aguardando atendimento. “Têm pessoas que dão o nome e vão embora, essas tiramos da lista. Estamos dando prioridade para quem está aqui ao relento dia e noite”, disse. Segundo ela, até a noite deste domingo (22), na lista havia 168 nomes “cadastrados”.

De acordo com informações, a mesma situação se repete nas demais escolas estaduais do município, a exemplo do Colégio Polivalente, localizado no centro da cidade.

Na semana passada, o Governo do Estado divulgou, nos veículos de comunicação, o calendário de matrícula para o ano letivo. As senhas de atendimento serão distribuídas a partir desta terça-feira (24). Além de presencial, os alunos podem optar por se matricular pela internet (veja informações completas abaixo).

Mas, de acordo com dona Jocielma, muitos pais desconhecem esta informação. Ela diz que eles ficaram sabendo que, mesmo pela internet, o colégio tem que fornecer um código para a realização da matrícula, código este não fornecido até então. Enquanto isso, eles continuam desinformados e humilhados acampados na fila e sujeitos a todo tipo de violência.

Fonte: Fernanda Melo / Redação Nossa Metrópole

Segue nota na íntegra do Governo da Bahia:

Matrícula na rede estadual de ensino começa no próximo dia 24

A matrícula na rede estadual começa logo depois do Carnaval, a partir do dia 24 de fevereiro e segue até o dia 03 de março. As matrículas podem ser feitas em qualquer escola estadual dos 417 municípios baianos, ou diretamente pela internet pelos estudantes que já são da rede estadual e, também, para os alunos das redes municipais que já estão conectados com o Sistema de Gestão Escolar (SGE) da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Para se matricular pela internet, os estudantes devem acessar o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Os estudantes também podem fazer a matrícula em qualquer escola da rede estadual e em qualquer município, independentemente de qual seja o colégio em que vai estudar.

No ato da matrícula é preciso apresentar os seguintes documentos: original do histórico escolar, original e cópia da certidão de nascimento ou RG, CPF e comprovante de residência. Aqueles que fizerem a matrícula pela internet deverão apresentar os documentos na escola de acordo com o prazo estabelecido pelo comprovante de matrícula.
A matrícula integrada, com todas as escolas operando online, acontece desde 2007, graças ao Sistema de Gestão Escolar, que contribuiu para eliminar as longas filas nas portas das escolas, permitindo um acesso com comodidade e segurança para as famílias e seus filhos.

Fique atento ao calendário de matrícula:
– 24 de fevereiro de 2015 – Transferência para estudantes da rede estadual que queiram mudar de escola.
– 25 e 26 de fevereiro de 2015 – Matrícula para estudantes das redes municipais, concluintes do 5º ou 9º ano do ensino fundamental, quando a escola não oferece a série seguinte.
– 27 de fevereiro de 2015 – Matrícula para estudantes novos do ensino fundamental e proeja fundamental.
– 02 e 03 de março de 2015 – Matrícula para estudantes novos do ensino médio e técnico nível médio.