Início Notícias Os cuidados para manter sua bicicleta sempre em perfeito estado

Os cuidados para manter sua bicicleta sempre em perfeito estado

cuidados com a bike

Só quem é apaixonado por bike entende o quanto é importante à manutençãorotineira e cuidadosa da “magrela”. Pensando nisso, selecionamos algumas dicaspara você preservar sua bicicleta sempre em excelente estado, confira:

– Sempre que passear em locais com lama, maresia (praia), ou chuva forte é necessário limpar sua bicicleta e lubrificar a corrente.

– Deve-se lavar a bicicleta toda com água e sabão neutro;

-Nunca lave a bicicleta com querosene ou outro solvente, que podem penetrar, retirando a graxa interna dos rolamentos;

– Nunca usar óleo de cozinha na bicicleta: em hipótese alguma;

– Uma cobertura de cera ajuda a manter a bike limpa. Use cera automotiva líquida para isso. Cuidado com os freios a disco, não os encere;

– Cuidar da pintura da bicicleta, não é besteira, não há nada pior do que uma bike nova estar toda arranhada. Adesivos ou plásticos transparentes, borrachas e alguns acessórios que são vendidos, podem ser muito úteis.

– Se você tiver que estacionar a bike ou até mesmo deixá-la no chão, tente deixar o lado direito para cima, a fim de proteger a transmissão, principalmente o câmbio traseiro, que pode acabar danificado.

– A transmissão (Corrente, coroa e cassete) deve ser limpa e lubrificada após cada trilha, os detritos devem ser retirados com desengraxante e sabão, de preferência neutro. Lembre-se, utilize o óleo com moderação, e de preferênciaóleos desenvolvidos para a pratica do ciclismo, como: Finish Line, Park Tool, Muc-off, Squirt entre outros.

Siga nosso Instagram: @seligacamacari | Confira as vagas de emprego: VagasEmCamaçari | VagasBahia

– Antes de sair para pedalar, confira se os pneus estão calibrados (a pressão de uso está sempre marcada na lateral do pneu). Andar com eles murchos pode danificar o aro, a câmara e até o pneu.

– Bikes novas costumam ter uma garantia de loja para uma regulagem da transmissão e dos freios (estes componentes costumam desregular nas bikes novas nos primeiros dias). Use este check-up gratuito, pois é importante para garantir um funcionamento adequado e a durabilidade dos componentes.

corrente

Estes são os cuidados mais simples, os quais devem ser diários se você usar sua bicicleta com frequência. Porém, vale ressaltar, que, independente do valor, todas as bikes necessitam de manutenção e lubrificação geral temporariamente. Nestes casos, leve a “magrela” a uma oficina especializada.

O ideal é fazer uma revisão a cada 3 meses, mesmo que ande só em asfalto, sem lama, algumas peças dão folga, outras desajustam, é sempre bom acompanhar o desgaste da sua bike.

 

Imagens: reprodução
Via: Revista Bicicleta