Ocupação de UTI pediátrica para Covid-19 chega em 70% em Salvador: ‘Nunca tivemos nº tão alto como esse’, diz ACM Neto
O prefeito de Salvador, ACM Neto, falou sobre o aumento na ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátricos para Covid-19, na capital baiana. Segundo ele, as taxas chegaram a 70% – um percentual que não tinha sido registrado antes.
“Houve um aumento significativo da demanda de internamentos pediátricos, por conta da Covid. Com todo esse debate, se escola deve ou não deve voltar, aqui em Salvador nós chegamos a 70% de ocupação dos leitos de UTI pediátricos. Nunca tivemos um número tão alto como esse, dos leitos pediátricos. Os leitos de adulto continuam sob controle, mas há aumento de casos graves que envolvem crianças”, disse Neto.
As secretarias de saúde não detalharam as idades das crianças que se encaixam na área de UTI pediátrica.
Há 11 dias, o prefeito ACM Neto chegou a sinalizar que era o momento de pensar em retomar as aulas na capital, que estão suspensas desde março. Mas, ele ponderou que “não fazia sentido” a educação infantil voltar ainda este ano porque as crianças não têm maturidade para respeitar os protocolos.
“Já estamos em outubro, são mais três meses, porém nosso desejo é de que as aulas possam voltar ainda este ano. Penso eu que não vai voltar o mesmo tempo, vamos ter que fasear [escalonar] a volta e talvez não faça sentido o retorno da educação infantil. Mas a gente tem condições de apresentar perspectiva de tempo e de forma de retorno da educação em Salvador”, disse o prefeito, no dia 2 de outubro.
No mesmo período, ACM Neto afirmou que os protocolos do funcionamento das aulas estão desenhados pelo comitê de saúde, mas informou que só serão apresentados após a reunião com o governador, que até esta terça-feira não aconteceu.
Por G1 Bahia.
Você precisa fazer login para comentar.