Início Destaque O “Ano do Boi” gerou curiosidade, você sabe o que significa? Saiba...

O “Ano do Boi” gerou curiosidade, você sabe o que significa? Saiba agora

Entre para nosso grupo no telegram: t.me/seligacamacari
Foto: Reprodução / Twitter

A plataforma do Instagram disponibilizou, nesta quinta-feira (11), figurinhas e um filtro oficiais com o símbolo do “Ano do Boi”. Daí, a internet começou a questionar o significado de tal referência. Alguns encontraram ligações com a política nacional, outros achavam que era uma brincadeira e uma boa parcela chegou à verdade. Acontece que, nesta sexta-feira (12), será iniciado um novo ano chinês. Seguindo o Calendário Chinês, que divide em 12 signos representados por animais, em 2021 se inicia o “Ano do Boi”.

O Instagram criou figurinhas e um filtro oficial para homenagear o “Ano do Boi”. Stories que usarem os adesivos ficam incluídas em um destaque chamado “Ano do Boi”, feito pela plataforma. Alguns usuários se questionaram “Quando foi que eu segui um perfil chamado de ‘Ano do Boi’?”, escreveram alguns usuários do Twitter, onde o assunto foi questionado.

Relações amorosas que envolviam traição também foram um “chute” sobre o significado do termo “Ano do Boi”.

O ano do Boi

Diferente do ano-novo ocidental, o ano-novo chinês segue o movimento dos astros, não um calendário fixo, e se inicia na segunda lua nova após o solstício de inverno.

A tradição chinesa conta que Buda convocou os animais para uma reunião, mas apenas 12 atenderam ao pedido. Estes foram transformados, como honraria, em símbolos da astrologia chinesa. O ciclo do Calendário Chinês é representado por 12 animais: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Cobra, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cachorro e Porco. A cada 12 anos, o mesmo animal se repete.

Os últimos anos do Boi foram: 1913, 1925, 1937, 1949, 1961, 1973, 1985, 1997 e 2009.

De acordo com a filosofia chinesa, o Ano do Boi é relacionado com força, trabalho árduo e superação.

A Embaixada da China no Brasil realizou evento, no último dia 6, comemorando a chegada do novo ano. De acordo com o Consulado da China em Recife, não haverá comemoração presencial por conta da pandemia da Covid-19.

O Ano de Boi que começa esta sexta vai até 31 de janeiro de 2022, quando, a partir daí, o Tigre passará a gerir o novo ano.