Início Saúde Nutricionista dá dicas de como desintoxicar o corpo e recuperar o ânimo...

Nutricionista dá dicas de como desintoxicar o corpo e recuperar o ânimo após o carnaval

Durante o carnaval é muito fácil que aconteçam os excessos, tanto alimentares quanto no consumo acima do normal de bebidas alcoólicas. Muitas vezes, até os mais comedidos acabam passando da conta. O consumo de alimentos inadequados e o uso exagerado de bebidas alcoólicas com certeza causam sobrecarga no organismo e os efeitos são danosos e prejudiciais à saúde. Para quem passou da conta e deseja se refazer e aliviar o cansaço após a maratona do carnaval, a nutricionista e professora do curso de Gastronomia do Centro Universitário da Bahia, Joseni Lima, dá algumas dicas.

Para limpar o organismo, a professora sugere a adoção de uma dieta vegana durante uma semana, sem o consumo de alimentos de origem animal e utilizando sucos naturais entre as refeições. “Abuse dos alimentos de origem vegetal, conferindo um colorido especial às suas refeições”, recomenda Joseni.

De acordo com a nutricionista, alimentos que ajudam muito neste tipo de dieta são: água de coco, limada, suco de laranja, suco verde, suco de laranja com maçã e muita água. Calcule pelo menos 35 ml para cada quilo de seu peso.

Durante a dieta, Joseni recomenda consumir saladas de vegetais crus; cinco porções de frutas por dia; arroz integral em pequena quantidade no almoço; aipim, inhame ou batata doce no desjejum e castanhas. Não devem ser consumidos carne vermelha; frango de granja, mariscos e queijos. Além da alimentação, é muito importante também a realização de exercícios físicos e beber muita água.

Para começar o dia, ainda em jejum, a professora indica o consumo de água com limão ou com alho ou um suco desintoxicante. Ela dá a receita de dois sucos que ajudam bastante a limpar o organismo.

Suco laranja
1 copo suco de laranja
1/2 mamão Havaí
2 dentes de alho
2 colheres de sobremesa de óleo de linhaça
Liquidifique, coe e sirva gelado.

Suco verde
2 folhas couve
3 ramos couve flor
3 ramos brócolis japonês
2 xícaras de água de coco
1 maçã pequena (opcional)
Liquidifique, coe e sirva gelado.

Assessoria de Imprensa (BA)