Início Bahia Novas placas do Mercosul começam a ser instaladas em veículos nesta quarta(26)...

Novas placas do Mercosul começam a ser instaladas em veículos nesta quarta(26) na Bahia

Detran suspendeu os serviços de emplacamento desde a última sexta-feira (21), com objetivo de atualizar o sistema

Começou nesta quarta-feira (26), por volta das 8h, a instalação nas novas placas do Mercusul nos carros da Bahia. O Detran suspendeu os serviços de emplacamento desde a última sexta-feira (21), com objetivo de atualizar o sistema. Aqueles que já estavam com processo aberto, continuarão com o modelo antigo, mas quem fez o pedido após o dia 21, terão direito as novas placas, sem custo adicional.

A partir de hoje está proibida a fabricação da placa cinza, já que o padrão Mercosul será obrigatório para veículos novos. Assim como também em casos de transferência de propriedade, estado, mudança de município, categoria e troca de placas atuais danificadas. Em caso de dúvidas, o cidadão pode acessar o site do Denatran ou entrar contato com o Detran pelo telefone (71) 3116-4206.

O que muda?

– Placa com QR Code e marca d’água;

– Placa com fundo branco e faixa azul, no lugar da placa cinza existente hoje;

– O novo modelo possui quatro letras e três números – o atual tem três letras e quatro números.

– A placa ainda possui o distintivo BR e, no lado direito, a bandeira do país, seguida pela bandeira do estado e pelo brasão da cidade.

– A categoria dos veículos será indicada pela cor da combinação alfanumérica: particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), especial (verde), diplomático (amarela) e colecionador (prateada).

– O tamanho continua o mesmo com 40 cm de largura e 13 de altura.

– A tarjeta passa a ser representada pelo brasão do município e não mais pelo nome da cidade de forma escrita.