Início Esportes Neymar fora da lista final de melhor da europa

Neymar fora da lista final de melhor da europa

melhoruefa

A Uefa divulgou nesta quarta-feira a lista com os três jogadores que vão brigar pelo prêmio de melhor jogador na Europa na temporada passada. Messi, Cristiano Ronaldo e o “forasteiro” Luis Suárez são os nomes que seguem na disputa, e o vencedor será conhecido no dia 27 de agosto, em Mônaco, na França, durante o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões. O argentino e o português venceram uma vez o prêmio, que acontece desde 2011, e podem fazer agora o tira-teima.

gettyimages-4831268662_1

Apesar de gerar uma expectativa de que poderia estar entre os três finalistas, Neymar ficou fora da lista. Ao menos, foi o quinto mais votado entre os jornalistas das 54 federações da Uefa que participaram da escolha. Com 23 pontos, ele ficou logo atrás de Buffon, quarto na escolha. Outro brasileiro na eleição que juntou 35 atletas, Roberto Firmino, hoje no Liverpool, foi eleito o 28º melhor jogador do continente na temporada pelo que fez com a camisa do Hoffenheim.

Se o trio MSN do Barça dominou o top-5 da lista, o vice-campeão europeu Juventus colocou cinco jogadores entre os 10 primeiros da relação, ainda que nenhum deles esteja entre os finalistas e outros três já tenham deixado a Velha Senhora. Além de Buffon, aparecem na relação: Pirlo, Vidal, Tevez e Pogba – dos quatro, apenas o francês continua no clube italiano.

Os jogadores foram escolhidos em votação entre jornalistas representantes das 54 federações associadas à Uefa. Eles apontaram os cinco melhores de acordo com suas opiniões – o primeiro de cada lista recebia cinco pontos, o segundo, quatro e assim sucessivamente. Os dez nomes mais votados foram depois sujeitos a uma segunda votação, que determinou os três finalistas conhecidos.

Criado em 2011, o prêmio jamais teve um bicampeão. Cristiano Ronaldo, atual detentor do troféu, tem essa chance na próxima edição, assim como Messi, vencedor em 2011. Iniesta levou a premiação em 2012, e Ribéry, no ano seguinte.

Veja os outros 10 primeiros da lista

4 – Gianluigi Buffon (Itália – Juventus)
5 – Neymar (Brasil – Barcelona
6 – Eden Hazard (Bélgica – Chelsea)
7 – Andrea Pirlo (Italia – Juventus, agora no New York City)
8 – Arturo Vidal (Chile – Juventus, agora no Bayern de Munique)
9 – Carlos Tévez (Argentina – Juventus, agora no Boca Juniors)
10 – Paul Pogba (França – Juventus

Globo Esporte