Início Mundo Nasa: Asteroide gigante passará perto da Terra, mas não atingirá o planeta

Nasa: Asteroide gigante passará perto da Terra, mas não atingirá o planeta

Nasa: Asteroide gigante passará perto da Terra, mas não atingirá o planeta 1
Imagem meramente ilustrativa | Imagem: Getty Images/iStockphoto

No dia 29 de abril, um asteroide com tamanho estimado entre 1 km a 3 km de diâmetro deve passar perto da Terra. Mas calma: segundo a Nasa (agência espacial norte-americana), não há sinais de que ele atingirá o planeta.

Chamado de 1998 OH, ele passará a 6 milhões de quilômetros da Terra movendo-se a 31 mil quilômetros por hora, de acordo com a CNN. Espera-se que o “sobrevoo” ocorra na quarta-feira, 29 de abril, às 18h56 (horário de Brasília).

O asteroide foi classificado como “objeto potencialmente” perigoso porque é grande o suficiente para causar efeitos globais se impactar a Terra.

O 1998 OH é o maior asteroide que deve percorrer a Terra nos próximos dois meses, mas não é o maior de todos os tempos. O posto pertence ao 3122 Florence (1981 ET3), que se aproximou do planeta em 1 de setembro de 2017.

Além de rastrear objetos próximos à Terra que podem representar uma ameaça, a Nasa e outras agências atualmente têm missões em andamento para estudar asteroides e potencialmente mitigar o risco de uma colisão.

Com informações do UOL