Início Brasil Mulher leva tiro de arma de choque ao gravar vídeo reclamando de...

Mulher leva tiro de arma de choque ao gravar vídeo reclamando de UPA

Uma mulher que aguardava atendimento médico em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) em Sorocaba foi atingida por disparo de arma de choque de um segurança da unidade. O guarda agiu depois que ela fez uma transmissão ao vivo dentro do posto, reclamando da falta de atendimento médico no local.

No vídeo, é possível ver o momento em que Célia Ramos, 42 anos, cai no chão e grita pedindo socorro. Ela resolveu começar a filmar depois que passou muito tempo sem conseguir ser atendido.

A Prefeitura de Sorocaba informou que a Corregedoria Geral do Município instaurou um processo investigativo para apurar as responsabilidades sobre o caso.

Em um momento do vídeo, o médico aparece e pede que o guarda controle a paciente, e a chama de descontrolada. O guarda, identificado como Marcos Mariano, inicia a conversa com Célia, que acaba em discussão. O guarda se descontrola, grita com Célia e tenta tomar o celular da mão dela.

Em seguida, a paciente já aparece no chão, gritando por socorro e dizendo que o guarda usou a arma de choque na barriga, em um local onde existe uma hérnia.

“Socorro, o cara atirou em mim, na minha hérnia. Pelo amor de Deus, olha isso”, grita no vídeo. A imagem mostra ele guardando a arma na cintura. O marido ajuda Célia a se levantar e também é agarrado pelo guarda municipal.

Depois, o médico aparece no vídeo rindo da paciente. Célia foi atendida por um médico no pronto-atendimento.

(Foto: Arquivo Pessoal)

O guarda Marcos Mariano, que usou a arma de choque. será transferido de unidade. “Tudo vai ser apurado agora pelo inquérito da Polícia Civil e por um procedimento administrativo instaurado pela Corregedoria da Guarda Municipal”.

Segundo a Secretaria de Saúde, a paciente esperava há 15 minutos pelo atendimento, antes de iniciar a filmagem. A Secretaria de Segurança e Defesa Civil registrou boletim de ocorrência por resistência e desacato contra a moradora.

Assista a transmissão ao vivo: