Início Salvador MP recomenda paralisação das obras de shopping em Salvador

MP recomenda paralisação das obras de shopping em Salvador

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Site de vagas em Camaçari: ACESSE

Por Portal A TARDE

Após parte do forro de gesso despencar, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou nesta terça-feira, 26, em caráter de urgência, a paralisação das obras realizadas no Shopping Paralela, localizado na Av. Paralela, em Salvador.

Segundo o órgão, a promotora de justiça, Joseane Suzarte, solicitou a interdição com isolamento das áreas que apresentam riscos as pessoas, até que sejam demonstradas a segurança e a viabilidade que compõem a edificação.

A recomendação também foi encaminhada à Unime, à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Sedur) e à Defesa Civil Municipal (Codesal).

Ainda de acordo com o MP-BA, para essa decisão, a promotora levou em consideração as condições físicas irregulares, com rachaduras e ondulações no teto e nos pisos do shopping.

Por meio de nota, a assessoria do shopping informou que todas as solicitações feitas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) foram atendidas.

“Reconhecemos que as ondulações do G2 afetam essa percepção de segurança e conforto aos usuários, por isso, nos comprometemos em realizar prontamente as intervenções de nivelamento do piso, conforme exigido pela Sedur, Codesal e Crea-BA, ressaltando que as ondulações do piso do estacionamento não oferecem risco à estrutura do shopping”, diz um trecho do informe (confira íntegra abaixo).

O caso

Na tarde da segunda, 25, parte do teto que fica situado no L2 do centro de compras desabou e atingiu um cliente que passava pelo local.

Já na manhã desta terça, técnicos estiveram no estabelecimento comercial para avaliar a estrutura, onde, após a inspeção, não constataram problemas ou irregularidades nas instalações.

CONFIRA NOTA NA ÍNTEGRA DO SHOPPING PARALELA
Seguindo a nossa política de transparência e em respeito aos nossos clientes, lojistas e colaboradores, gostaríamos de esclarecer abaixo alguns fatos e matérias veiculadas na imprensa, nos últimos dias.

Para atender às demandas dos órgãos responsáveis pela fiscalização (SEDUR, CREA-BA e CODESAL) das estruturas do nosso estacionamento, disponibilizamos um novo laudo técnico assinado pelo engenheiro civil estruturalista, João Gabriel Silva (CREA – RJ 0-1-225227-1), onde consta que: “tanto na situação encontrada em 2017 quanto na atual de 22/02/2019, que não há recalque de pilares estando os mesmos sobre fundação profunda. Demonstrando de forma nítida que qualquer deformidade sofrida pelo piso G2 não afeta as demais partes da estrutura”.

Em relação à notificação enviada pela SEDUR no dia 15/02/2019, após sua vistoria no empreendimento, informamos que cumprimos a exigência de entrega do laudo atualizado no dia 25/02/2019. Também recebemos o órgão em suas 3 visitas no shopping nos dias 21, 25 e 26 de fevereiro de 2019. Ressaltamos que em todas essas datas foi confirmado que não há risco estrutural no empreendimento proveniente das ondulações do piso do G2.

Sobre a notificação da CODESAL nº 121912, recebida em 15/02/2019, após a vistoria do órgão no shopping, também informamos que protocolamos o novo laudo supracitado no dia 26/02/2019 às 15:50h, reafirmando que as ondulações do piso G2 não apresentam risco à estabilidade do empreendimento. A CODESAL também foi recebida pela administração, 4 vezes nos respectivos dias 18, 19, 25 e 26 de fevereiro de 2019. Nessa última data, o CREA-BA presente na vistoria técnica realizada.

Diante de tudo isso, reforçamos que todas as solicitações feitas pela SEDUR, CODESAL e CREA-BA foram atendidas e buscamos, primeiramente, esclarecer os fatos com os órgãos competentes, reafirmando o nosso comprometimento com a segurança de todos.

Reconhecemos que as ondulações do G2 afetam essa percepção de segurança e conforto aos usuários, por isso, nos comprometemos em realizar prontamente as intervenções de nivelamento do piso, conforme exigido pela SEDUR, CODESAL e CREA-BA, ressaltando que as ondulações do piso do estacionamento não oferecem risco à estrutura do shopping.

Lamentamos profundamente termos sido alvo de infundadas informações sobre a condição estrutural do empreendimento e reforçamos, mais uma vez, que sempre prezamos pela segurança de nossos clientes, lojistas e colaboradores.

Seguimos comprometidos com nosso plano de investimentos na renovação, modernização e ampliação de nossa estrutura, de nosso mix de lojas e de serviços.

Continuamos à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários sobre o assunto.