Início Destaque Monte Gordo abre festas dos 264 anos de Camaçari com presença de...

Monte Gordo abre festas dos 264 anos de Camaçari com presença de autoridades

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Site de vagas em Camaçari: ACESSE

Abrindo as festividades em comemoração aos 264 anos de emancipação política de Camaçari, completados no próximo 28 de setembro, aconteceu neste sábado (10/9) o desfile cívico de Monte Gordo, que contou com a presença do prefeito Elinaldo Araújo, vereadores, secretários municipais e demais autoridades. A abertura oficial do evento foi marcada pelo hasteamento das bandeiras e a execução dos hinos Nacional e Municipal, entoados pela Filarmônica 28 de Setembro.

Do palanque, ao lado da primeira-dama Ivana Paula, o chefe do Executivo classificou o momento como “uma grande manifestação de amor por nossa cidade”. Sobre a presença do grande público no evento, o prefeito comentou que, “o povo é o verdadeiro dono desta festa, que celebra o aniversário de nossa Camaçari, e tudo o que já conquistamos até aqui”.

Na ocasião, o gestor municipal também participou de um momento com representantes da imprensa local, e pontuou, “estamos muito felizes com este momento, em que podemos matar a saudade de ficarmos mais próximos da população. A mensagem que deixo para todos, neste mês de aniversário de nossa cidade, é de muita paz, fé e perseverança. Não desistam dos seus sonhos”, disse Elinaldo ao destacar que o governo está se programando para entregar três espaços que estão com as obras quase finalizadas, e citou, “a Praça do Papagaio, em Jauá; a creche do bairro Jardim Limoeiro e o Centro Histórico”.

O comandante da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), de Vila de Abrantes, Major PM Lima, enalteceu a inclusão de jovens na organização e realização de eventos como os desfiles cívicos, o que ele avalia como “grande aliado na promoção da cidadania. Estes eventos fortalecem o entendimento dos jovens sobre a importância dos valores cívicos, o que contribui para mantê-los longe da criminalidade e violência”.

Impressionado com as demonstrações de alegria e a empolgação de pessoas de todas as idades, que acompanharam a apresentação dos 27 pelotões, entre eles, cinco escolas municipais, seis fanfarras e quatro grupos culturais, o chefe de instrução do Tiro de Guerra, o 1º sargento Everton de Souza, lembrou da época de estudante, quando aos 13 anos começou a desfilar em uma escola municipal do Rio de Janeiro, e saudoso comentou, “lembro, principalmente dos hinos e hasteamento das bandeiras. É tudo muito emocionante, pois o patriotismo e civismo é estimulado principalmente entre os jovens”.

Depois de dois anos suspensa, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o retorno das festividades cívicas em Monte Gordo foi avaliado, pela unanimidade das autoridades que prestigiaram o evento, como um momento de civismo e reintegração. Todos aplaudiram a participação popular e parabenizaram a gestão municipal pelo empenho aplicado na realização das comemorações, que seguem nos dias 18 e 28 de setembro, sempre às 8h, na Praça da Matriz de Vila de Abrantes e Avenida 28 de Setembro, respectivamente.