Monte Gordo abre festas dos 264 anos de Camaçari com presença de autoridades
Abrindo as festividades em comemoração aos 264 anos de emancipação política de Camaçari, completados no próximo 28 de setembro, aconteceu neste sábado (10/9) o desfile cívico de Monte Gordo, que contou com a presença do prefeito Elinaldo Araújo, vereadores, secretários municipais e demais autoridades. A abertura oficial do evento foi marcada pelo hasteamento das bandeiras e a execução dos hinos Nacional e Municipal, entoados pela Filarmônica 28 de Setembro.
Do palanque, ao lado da primeira-dama Ivana Paula, o chefe do Executivo classificou o momento como “uma grande manifestação de amor por nossa cidade”. Sobre a presença do grande público no evento, o prefeito comentou que, “o povo é o verdadeiro dono desta festa, que celebra o aniversário de nossa Camaçari, e tudo o que já conquistamos até aqui”.
Na ocasião, o gestor municipal também participou de um momento com representantes da imprensa local, e pontuou, “estamos muito felizes com este momento, em que podemos matar a saudade de ficarmos mais próximos da população. A mensagem que deixo para todos, neste mês de aniversário de nossa cidade, é de muita paz, fé e perseverança. Não desistam dos seus sonhos”, disse Elinaldo ao destacar que o governo está se programando para entregar três espaços que estão com as obras quase finalizadas, e citou, “a Praça do Papagaio, em Jauá; a creche do bairro Jardim Limoeiro e o Centro Histórico”.
O comandante da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), de Vila de Abrantes, Major PM Lima, enalteceu a inclusão de jovens na organização e realização de eventos como os desfiles cívicos, o que ele avalia como “grande aliado na promoção da cidadania. Estes eventos fortalecem o entendimento dos jovens sobre a importância dos valores cívicos, o que contribui para mantê-los longe da criminalidade e violência”.
Impressionado com as demonstrações de alegria e a empolgação de pessoas de todas as idades, que acompanharam a apresentação dos 27 pelotões, entre eles, cinco escolas municipais, seis fanfarras e quatro grupos culturais, o chefe de instrução do Tiro de Guerra, o 1º sargento Everton de Souza, lembrou da época de estudante, quando aos 13 anos começou a desfilar em uma escola municipal do Rio de Janeiro, e saudoso comentou, “lembro, principalmente dos hinos e hasteamento das bandeiras. É tudo muito emocionante, pois o patriotismo e civismo é estimulado principalmente entre os jovens”.
Depois de dois anos suspensa, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o retorno das festividades cívicas em Monte Gordo foi avaliado, pela unanimidade das autoridades que prestigiaram o evento, como um momento de civismo e reintegração. Todos aplaudiram a participação popular e parabenizaram a gestão municipal pelo empenho aplicado na realização das comemorações, que seguem nos dias 18 e 28 de setembro, sempre às 8h, na Praça da Matriz de Vila de Abrantes e Avenida 28 de Setembro, respectivamente.
Você precisa fazer login para comentar.