Início Simões Filho Mineradora Vale anuncia fechamento do complexo na Bahia; funcionários protestam

Mineradora Vale anuncia fechamento do complexo na Bahia; funcionários protestam

Mineradora Vale anuncia fechamento do complexo na Bahia; funcionários protestam 1

Funcionários da mineradora Vale fizeram uma manifestação nesta quinta-feira (24), por volta das 9h, em Simões Filho, região metropolitana de Salvador, em frente a empresa, contra o encerramento do complexo aqui na Bahia. A mineradora, por nota, explica que continuará suas atividades apenas até o final do ano. “ A previsão é que o processo de desmobilização da unidade seja concluído até o final do ano. A Vale Manganês tentou todas as alternativas viáveis, ao longo dos últimos dez anos, para manter a operação auto sustentável e competitiva no mercado”, comentou.

De acordo com o sindicato, cerca de 700 pessoas vão perder seus empregos. Ainda de acordo com os manifestantes, a Vale estaria dando dois salários de bonificação e mais dois caso os funcionários não colocasse a empresa na Justiça.

Já em relação os desligamentos dos funcionários, a Vale explica que existe um programa de desligamento voluntário. “Várias ações estão em discussão, entre elas: a negociação de um programa de desligamento voluntário, extensão da assistência médica para empregados e seus dependentes, apoio em processo de recolocação no mercado de trabalho e mapeamento de vagas para possível transferência de trabalhadores para outras operações da Vale. A empresa reafirma o seu compromisso social e reforça que permanecerá com o diálogo aberto e transparente com empregados, sindicato, fornecedores e poder público a respeito das próximas etapas do processo”, finalizou.