Milionário usa sua fortuna para construir um iate que coleta 5 toneladas de plástico por dia dos oceanos

De uma maneira bastante incomum e ao contrário de outros bilionários envolvidos em como gastar sua fortuna, o magnata norueguês Kjell Inge Røkke não nasceu rico ou teve a sorte de pertencer a uma família rica. Antes de se tornar proprietário de quase toda a frota marítima do conglomerado financeiro Aker ASA e atingir um valor de ativos estimado em quase 3.000 milhões de dólares, Kjell era um pescador sem muita sorte e ambições médias. É por isso que todo o seu trabalho e realizações se devem ao mar e agora ele decidiu retribuir em algo que vale muito mais do que ele conseguiu dos oceanos.

E seu desejo de retribui de volta aos oceanos não passou despercebido: o desejo de Røkke é construir um navio de pesquisa de 181 metros de comprimento que trabalhe na remoção de plásticos dos oceanos em ajuda mútua com a organização ambiental WWF (World Wildlife Fund). e espera-se que seja lançado nas águas no verão de 2020.

O barco foi projetado para coletar diariamente cerca de 5 toneladas de plástico da água, com todos os tipos de resíduos deste material: garrafas, embalagens, sacos, tanques, etc. O objetivo do magnata é recolher o máximo possível do que a população lança de maneira criminosa e prejudicial à água dos oceanos de todo o mundo. O iate ainda funcionará como um grande centro de pesquisa de navegação, com laboratório, auditório, veículos submarinos, drones e capacidade de receber até 60 cientistas para trabalhos a bordo e explorações na superfície e no fundo do mar.

O navio terá vários sistemas para que seu impacto ambiental seja o menos prejudicial possível. Estudos sobre clima, pesca, biodiversidade e vida marinha serão conduzidos dentro do navio, que deve operar a plena capacidade até 2020. Estima-se que haverá empregos diretos e indiretos quando o iate partir para cumprir sua missão.

“É parte do meu plano livrar-me de grande parte de minha fortuna; Quero devolver à sociedade e ao mundo o que me eles me deram. Este barco é para eles”, foi a afirmação que o magnata norueguês deu à mídia em todo o mundo.

https://youtu.be/IN0MHPnRYWc

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido!