Início Salvador Menino descobre talento para pintura durante idas ao hospital

Menino descobre talento para pintura durante idas ao hospital

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Site de vagas em Camaçari: ACESSE

Por A TARDE

Menino descobre talento para pintura durante idas ao hospital

Um dos últimos desenhos de Daniel Bernardes, 10, mostra ele durante a cirurgia de transplante que pode curá-lo. Um anjo no canto da página diz: “Desejo sorte para você”. Em outro papel, ele pintou sua viagem à fazenda da tia.

Daniel pinta de um tudo, mas o que mais gosta de fazer são os animais. Tem peixe, gato, hipopótamo (igual ao que viu quando foi ao zoológico). De tão bonitos, começou a vender seus quadros.

Também se diverte de outras formas: “Gosto de dormir, assistir TV, andar de bicicleta”.

Diversão e aprendizado

Ele sempre gostou de desenhar, mas descobriu seu talento nas idas ao Hospital Geral Roberto Santos, onde recebe aulas do projeto municipal Classe Hospitalar, em que professores ensinam matérias e atividades artísticas para pacientes que não vão à escola.

Daniel, por exemplo, saiu do colégio porque ficava muito cansado nas aulas. Isto porque a hemodiálise [tratamento em que uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, o mesmo trabalho de um rim saudável] dá muito sono, além de causar dores e enjoo.

“Além de passar o tempo, eles têm contato com a letra, o número”, disse a pediatra Soraya Marques. Junto com outros médicos, ela deu telas e dois meses de curso de pintura para Daniel.

Nova casa

O hospital é um velho conhecido do pintor. Ele nasceu com “rins policísticos e fibrose hepática”. Este nome complicado quer dizer que seus rins, fígado e baço são maiores que o normal e, por isso, não funcionam muito bem.

Ele nasceu na cidade de Guanambi, mas há quase dois anos veio para Salvador, onde há mais médicos, junto com a mãe e a irmã, de 15.

No mês passado, foi para sua cidade de origem. Lá, visitou o pai e o avô. Na fazenda da tia, brincou com seu bicho preferido: o carneiro. Voltou cheio de ideias para pintar.

Encomende um quadro pelo telefone: (77) 9 9833-7040. As obras custam, em média, R$ 30