Início Saúde Médico que atendeu paciente com coronavírus é o 17º caso confirmado na...

Médico que atendeu paciente com coronavírus é o 17º caso confirmado na Bahia

Médico que atendeu paciente com coronavírus é o 17º caso confirmado na Bahia 1
Sobe para 13 nº de casos confirmados do coronavírus na Bahia, diz Secretaria de Saúde — Foto: TVCA/Reprodução

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou o 17º caso de contaminação por coronavírus, na manhã desta quarta-feira (18). Segundo Fábio Vilas-Boas, secretário de saúde da Bahia, a vítima é um médico que se contaminou cuidando de um dos primeiros pacientes também infectado pela doença.

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o médico foi contaminado quando trabalhava em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Salvador. Apesar da situação, o secretario Fábio pontuou,em uma publicação nas redes sociais, que o paciente está em casa e com boa evolução.

Também na publicação nas redes sociais, o secretario chamou atenção dos profissionais, pediu cuidado e que se atentem ao uso dos equipamentos de proteção. “Precisamos reforçar o chamamento à atenção ao uso de equipamentos de proteção individual das equipes de saúde nas emergências”, disse na postagem.

Dos casos registrados na Bahia, até esta terça, sete foram em Salvador, outros cinco foram na cidade de Feira de Santana, três foram registrados em Porto Seguro e um em Prado. A primeira paciente infectada no estado foi liberada de isolamento domiciliar, na sexta-feira (13). Ela passou por um novo exame do coronavírus, e o resultado deu negativo para o vírus.

Notificações
A Bahia registrou 671 casos suspeitos de Covid-19 (coronavírus), de janeiro até as 17h de terça, quando o último boletim da Sesab foi divulgado.

Desse total, 16 foram confirmados, 252 foram descartados e 403 aguardam análise laboratorial. O diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave.

A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

Cuidados

Médico que atendeu paciente com coronavírus é o 17º caso confirmado na Bahia 2
Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Por G1 Bahia