Manchas de óleo chegam à Baía de Todos-os-Santos e atingem Ilha de Itaparica

Baía é a maior do país. Contaminação chegou ao município de Vera Cruz, nas praia do Jaburu, Barra Grande e Barra do Pote. Número de cidades atingidas sobe para nove.

As manchas de óleo que atingem o litoral da Bahia e dos outros estados nordestinos chegaram à Baía de Todos-os-Santos nesta quinta-feira (17). A Ilha de Itaparica, que fica na região metropolitana de Salvador, foi afetada pela contaminação, que já chegou ao município de Vera Cruz, nas praias do Jaburu, Barra Grande e Barra do Pote. [Confira lista atualizada abaixo]

De acordo com a prefeitura da cidade, uma equipe foi treinada com orientações e material para retirar o óleo da costa litorânea.

Imagens feitas no local mostram o óleo concentrado nas pedras que contornam a baía, que é a maior do Brasil. Com isso, o número de cidades afetadas na Bahia sobe para nove.

As manchas de óleo passaram a afetar dois rios na cidade de Esplanada: Inhambupe e Subaúma e também chegaram às praias de Ondina e do Farol da Barra.

Nesta quinta, a prefeitura de Salvador informou que foram retiradas mais quatro toneladas da substância nas praias da capital. No total, 26 toneladas já foram removidas em Salvador. Também nesta quinta, foram retiradas três toneladas do óleo em Conde, segunda cidade baiana afetada pelas manchas.

anchas de óleo chegam à Baía de Todos-os-Santos e atingem Ilha de Itaparica, na praia de Barra do Pote — Foto: Divulgação/Prefeitura de Vera Cruz

Lista de locais afetados:

Vera Cruz (Ilha de Itaparica)
Praia do Jaburu (praia);
Praia de Barra Grande (praia);
Praia da Barra do Pote (praia);

Salvador:
Piatã (praia);
Praia do Flamengo (praia);
Jardim dos Namorados (praia);
Jardim de Alah (praia);
Praia de Placaford (praia);
Buracão (praia);
Ondina (praia);
Pituba (praia);
Boca do Rio (praia);
Stella Maris (praia);
Farol da Barra (praia);

Lauro de Freitas (cidade limítrofe – RMS):
Ipitanga (praia);
Vilas do Atlântico (praia);

Camaçari (47 km – RMS):
Arembepe (praia);
Guarajuba (praia);
Itacimirim (praia e manguezal);
Jauá (praia);

Mata de São João (61 km – RMS):
Praia do Forte (praia);
Imbassaí (praia e manguezal);
Santo Antônio (praia);
Costa do Sauípe (praia);

Entre Rios (142 km):
Subaúma (praia);
Porto de Sauípe (praia);
Massarandupió (praia);

Esplanada (170 km):
Baixio (praia);
Mamucabo (praia);
Rio Inhambupe (rio);
Rio Subaúma (rio);

Conde (186 km):
Barra da Siribinha (praia);
Barra do Itariri (praia);
Sítio do Conde (praia);
Poças (praia);

Jandaíra (205 km):
Coqueiro (praia);
Mangue Seco (praia);
Três Coqueiros (praia);
Costa Azul (praia);
Rio Itapicuru (rio);
Rio Real (rio);

Manchas de óleo chegam à Baía de Todos-os-Santos e atingem Ilha de Itaparica — Foto: Divulgação/Prefeitura de Vera Cruz

Manchas na Bahia

Das localidades afetadas, a praia de Guarajuba, em Camaçari, teve um dos piores estados na região metropolitana de Salvador — Foto: Itana Alencar/G1 BA

No total, nove cidades foram atingidas pelas manchas em todo o estado, desde que o óleo chegou na Bahia, no dia 3 de outubro. Além de Salvador, há substância em Vera Cruz (Ilha de Itaparica) Lauro de Freitas, Camaçari, Entre Rios, Jandaíra, Mata de São João, Conde e Esplanada.

No dia 14 de outubro, o estado decretou situação de emergência por causa das manchas, para que seis dos oito municípios atingidos recebam recursos.

Na quarta-feira (16), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobrevoou o litoral da Bahia para verificar a situação e, depois, disse que as manchas de óleo nas praias do Nordeste são um caso de poluição difusa sem precedente.

Por causa da aparição do óleo, o Projeto Tamar chegou a suspender a soltura de filhotes de tartaruga, para preservar os animais que são desovados na Bahia, porque os filhotes correm risco de morte se entrarem em contato com a substância.

Nesta quarta-feira (16), no entanto, o Tamar disse que as solturas voltaram a serem feitas, porém estão sendo direcionadas de acordo com as condições das praias. O projeto contabiliza ao menos 10 tartarugas mortas no litoral norte da Bahia.

Manchas de óleo chegam à Baía de Todos-os-Santos e atingem Ilha de Itaparica, na Praia do Jaburu — Foto: Divulgação/Prefeitura de Vera Cruz
Manchas de óleo chegam à Baía de Todos-os-Santos e atingem Ilha de Itaparica, na praia de Barra Grande — Foto: Divulgação/Prefeitura de Vera Cruz

Por G1 BAHIA

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido!