Início Saúde Novembro azul 2018: Mais de 80% dos tumores de próstata são descobertos...

Novembro azul 2018: Mais de 80% dos tumores de próstata são descobertos em fase inicial


Por BNews

Novembro azul 2018 – Na década de 80, cerca de 60% dos pacientes diagnosticados com câncer de próstata apresentavam a doença em estágio avançado. Hoje, após políticas de rastreamento e maior conscientização da população masculina, mais de 80% dos tumores são diagnosticados em estágio inicial, o que eleva as chances de cura.

Os dados são do Global Cancer Observatory (Globocan) e comprovam o sucesso de ações como o Novembro Azul para conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce.

“A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos procurem um profissional especializado para avaliação individualizada. Os da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos”, explica o coordenador do Serviço de Urologia do Hospital Cárdio Pulmonar (HCP), Lucas Batista. O urologista destaca que, após os 75 anos, o rastreamento é indicado para aqueles com expectativa de vida acima de 85 anos.

De acordo com o urologista Romeu Magno, “nenhum fator ambiental ou dietético específico demonstrou forte associação positiva com o tumor prostático, sendo recomendada, de modo geral, a adoção de hábitos de vida saudáveis como medida de prevenção de doenças”.

Dada a dificuldade para a prevenção, a avaliação urológica rotineira é imprescindível para a detecção precoce e combate à doença. Como aliados da cura, o médico destaca novas gerações de medicamentos, além das cirurgias minimamente invasiva, como a robótica.