Início Bahia Maior meteoro diurno registrado pelas câmeras do Clima ao Vivo

Maior meteoro diurno registrado pelas câmeras do Clima ao Vivo

Câmeras do Clima ao Vivo registraram um meteoro durante a manhã desta segunda-feira (17) na Bahia. Confira abaixo as localizações:

Andaraí/BA – Ibsol Telecom
Ibiquera/BA – Ibsol Telecom
Ibitiara/BA – Ibsol Telecom
Miguel Calmon/BA – Heptanet

Confira o vídeo exclusivo:

Relatos
Moradores de Brotas de Macaúbas relataram terem ouvido um barulho de explosão e alguns viram o momento exato em que o meteoro cruzou o céu. O bólido também foi identificado pelo satélite meteorológico GOES-16. As imagens estão sendo analisadas pela nossa parceira Bramon (Brazilian Meteor Observation Network).

Evento raro
Segundo a Bramon, meteoros diurnos são eventos raros, pois para serem visíveis precisam ser muito grandes, caso não sejam, são ofuscados pela luminosidade do dia.

O que é um meteoro?
Confira uma breve explicação do Marcelo Zurita da Bramon: “Asteroides, meteoroides e cometas orbitam o Sol em uma velocidade altíssima, algo entre 40 mil e 266 mil quilômetros por hora. Quando atingem a atmosfera da Terra nessa velocidade, mesmo fragmentos tão pequenos quanto um grão de areia são capazes de aquecer instantaneamente os gases atmosféricos, gerando um fenômeno luminoso chamado de meteoro. Então, o meteoro é apenas o fenômeno luminoso, nada mais. Meteoro não é sólido, não é líquido e nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, o meteoro é também chamado de estrela cadente.”

De maneira geral, quanto maior o objeto, mais luminoso será o meteoro. E quando sua luminosidade supera o brilho de Vênus, o meteoro é comumente chamado de ‘fireball’ ou bola de fogo. Algumas vezes, dependendo também da velocidade e do ângulo de entrada, o meteoroide ou asteroide é grande o suficiente para atingir as camadas mais densas da atmosfera. Nesses casos, além de formar uma bola de fogo mais espetacular, o meteoro geralmente termina com um evento explosivo. Esse tipo de meteoro também é chamado de bólido, e popularmente, também é associado ao “sinal dos tempos”, “Jesus voltando” e outras profecias apocalípticas.

Sair da versão mobile