Início Madre de Deus Madre Deus completa um ano sem assassinato ou tentativa de homicídio

Madre Deus completa um ano sem assassinato ou tentativa de homicídio

Madre Deus completa um ano sem assassinato ou tentativa de homicídio 1
Foto: Divulgação

Madre de Deus, situada a 65 Km. de Salvador, completa um ano sem assassinatos ou tentativa de homicídios no dia 11 de agosto. A última ocorrência com óbito ocorreu na cidade no dia 11 de agosto de 2018. O município possui uma área de 32,201 Km2 e uma população estimada de 20.737 habitantes (IBGE 2018).

A cidade conta com uma Delegacia da Polícia Civil e o terceiro pelotão da 10 Companhia Independente da Polícia Militar, além da Prefeitura contar com a Secretaria de Segurança Cidadã, com câmeras em diversos locais da cidade, e há uma Central de Monitoramento funcionando 24 horas por dia.

Entretanto, o prefeito Jeferson Andrade (PP) credita estes números ao investimento em políticas públicas para as crianças e juventude. “Não há nada como viver com a sensação de segurança. E essa estatística é o resultado de um trabalho social, com foco na formação das crianças e adolescentes. Não se combate a violência com mais violência. Se constrói a paz fazendo a juventude sonhar com um futuro melhor”, afirmou.

Madre Deus completa um ano sem assassinato ou tentativa de homicídio 2

Madre de Deus é a única cidade do Brasil onde toda a rede pública municipal de ensino funciona em tempo integral. Os 2.650 alunos, da Creche ao Fundamental II, entram nas escolas às 7h30 e ficam nas unidades até às 16h30. São distribuídas 7.000 refeições diariamente aos estudantes.

No segundo turno, os estudantes têm aulas de inglês e participam de atividades de lazer, como jogos de xadrez, frescobol e sinuca etc. Mas o carro-chefe das atividades no entorno da sala de aula é o esporte, com destaque para as seguintes modalidades: judô, jiu-jitsu, karatê, boxe, futsal e basquete.

A cidade conta com um Centro Esportivo de Alto Rendimento que tem entre os seus professores o renomado técnico de boxe Luis Dórea e já possibilitou a descoberta de talentos que brilham no cenário esportivo estadual e nacional.

Como, por exemplo, a madredeusense Ana Karolina, considerada pela Federação Baiana de Judô a melhor atleta Sub-18 e Sub-21; medalha de Ouro nos Jogos Escolares da Juventude de 2018 e atleta da Seleção Brasileira de Judô.

Madre de Deus sediou no final do ano passado o Circuito Baiano de Judô e mais de cem atletas locais participaram da competição e foram premiados em diferentes categorias. De acordo com Marcelo Ornelas, presidente da Federação Baiana de Judô, “Madre de Deus é uma referência do judô baiano.

E os jovens da cidade contam com cursos gratuitos pré-Enem e pré-Ifba e transporte gratuito ofertado pela Prefeitura até universidades e faculdades de Salvador.

Com informações do Bahia Notícias