Lula diz que brasileiros deveriam “devolver” patrimônio à União

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a alíquota de 4% de imposto sobre heranças “é nada” é os brasileiros deveriam “devolver” o seu patrimônio à União. Para ele, esse imposto desestimula “doações” para o governo e instituições. A declaração foi dada nesta terça-feira (23/07) na cidade de Buri, interior de São Paulo, durante a comemoração dos 10 anos do Campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

“Nos Estados Unidos, quando uma pessoa tem uma herança, e ela morre, 40% da herança é paga de imposto. Uma fazenda dessa, se fosse vendida para os herdeiros, 40% era de imposto. Então nos Estados Unidos, como o imposto é caro, você tem muitos empresários que fazem doação de patrimônio para universidade, para institutos, laboratórios, para fundações. Aqui no Brasil não tem ninguém que faça doação, porque o imposto sobre herança é nada, é só 4%. Então a pessoa não tem interesse em devolver o patrimônio dela”, afirmou o petista.

O termo “devolver” virou um dos assuntos mais comentado do dia na rede social X. “Como assim devolver? O bem é da pessoa, ela comprou com seu próprio esforço e suor, mas Lula quer que o falecido devolva para o Governo esse bem? Qual o sentido disso?”, questionou o deputado Kim Kataguiri (União-SP).

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido!