Início Notícias Livros de colorir para adultos prometem efeito antiestresse

Livros de colorir para adultos prometem efeito antiestresse

Começar em um emprego novo ou escola nova, mudar-se para outra uma casa, casar-se, ter um filho ou terminar um relacionamento. São inúmeras as razões que deixam uma pessoa estressada. A recorrência do sintoma pode trazer malefícios à saúde, mas, além dos remédios, o que fazer para desestressar? A resposta pode estar na sua infância.

Colorir livros, uma prática tão antiga e relaxante, é a nova moda entre adultos. Com 1,5 milhão de exemplares vendidos, com mais de 100 mil só no Brasil, o livro ‘Jardim Secreto’ da ilustradora escocesa Johanna Bashford, contém 96 páginas com espaços em branco para deixar a imaginação solta e colorir.

Com quase 100 páginas, livro traz ilustrações em branco para colorir (Foto:Reprodução/Libreto Rosa)

Em entrevista ao ‘Correio do Povo’, a gerente de aquisições da Editora Sextante – responsável pela publicação do livro -, Nana Vaz de Castro, falou sobre o motivo do sucesso do livro. “Colorir é uma atividade relaxante, que absorve a atenção, melhora a concentração e tem o efeito de diminuir o estresse. O livro desperta o artista adormecido dentro de cada um de nós, dá a qualquer um a possibilidade de criar uma linda obra de arte”, explica.

À venda em diversas livrarias, o exemplar convida o adulto a passear por “lindos jardins e se aventurar em uma caça ao tesouro tão fascinante que todos os seus problemas ficarão para trás”. Os livros de colorir para adultos foram uma das maiores novidades editoriais do ano passado na Europa, com mais de 250 mil exemplares vendidos no Reino Unido.

Outras opções do estilo já estão disponibilizadas para os adultos pintores como “Arte-terapia, anti-stress, Jardins”, “Art Therapy”, “Colour Me Good Benedict Cumberbatch”

O exercício é tido como antiestresse para os adultos (Foto: Reprodução/Sonhos em Tinta)

iBahia