Início Bahia Justiça manda soltar Dona Maria, apontada como maior traficante da Bahia

Justiça manda soltar Dona Maria, apontada como maior traficante da Bahia

Justiça manda soltar Dona Maria, apontada como maior traficante da Bahia 1
Foto: Alberto Maraux/SSP

Jasiane Silva Teixeira, a ‘Dona Maria’, de 31 anos, teve o habeas corpus concedido pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), no dia 11 de fevereiro, e está novamente solta. A criminosa é apontada pela polícia como a maior traficante do estado.

De acordo com informações do Correio*, o advogado de Dona Maria, Walmiral Pacheco Marinho, informou que ela saiu do Conjunto Penal em Juazeiro e já retornou para São Paulo, onde possui casa e morava antes de ser detida.

A determinação da Justiça foi assinada pelo desembargador Lourival Almeida Trindade, que considerou ilegal a manutenção da prisão semiaberta da traficante por ausência de justa causa.

Lourival levou em consideração o fato de ela ainda ser mais de duas crianças menores (uma com 10 anos e outra com 5).

Dona Maria foi presa em setembro do ano passado e ficou conhecida no meio policial ao assumir o posto do seu ex-marido, que respondia a três processos criminais, todos com mandado de prisão em aberto, um inclusive pela morte de um agente penitenciário. Seu ex-marido foi morto em confronto policial.

A polícia aponta a traficante como responsável de ordenar diversas execuções na Bahia, sobretudo no município de Vitória da Conquista, onde é considerada líder da facção Bonde do Neguinho (BDN).

Descoberta residindo em Mogi das Cruzes, em São Paulo, Dona Maria foi presa, na época, com o namorado Márcio Faria Santos, o Carioca, considerado uma das lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC). Os dois foram detidos em uma operação especial conjunta entre policiais baianos e paulistas. Com informações do Bahia.Ba