Início Brasil Jovem faz ‘manual do WhatsApp’ para avó da namorada saber mexer no...

Jovem faz ‘manual do WhatsApp’ para avó da namorada saber mexer no primeiro celular

Alexandre imaginou que pudesse ajudar outras pessoas em situações semelhantes e publicou as imagens do manual em seu perfil do Twitter

Quando uma avó ganhou, há pouco tempo, seu primeiro celular, não sabia fazer os comandos mais básicos disponíveis no aparelho. Segundo sua família, Iracema Poliquezi, de 73 anos, moradora de Curitiba, perguntava várias vezes como se utilizava o WhatsApp e chegou a demorar dois dias para visualizar uma mensagem. Pensando em buscar uma solução que ajudasse a todos, o namorado de sua neta, Alexandre Drabecki, de 23 anos, criou um manual escrito à mão, com o passo a passo de como mexer no aplicativo. Além de ter deixado a idosa feliz, o jovem ainda viralizou nas redes sociais.

— Esse foi o primeiro celular que ela ganhou na vida. Não sabia usar absolutamente nada. Não entendia os ícones e acabava perguntando tudo. Às vezes ela recebia uma mensagem e via só dois dias depois. Então falei: “Pode deixar, dona Iracema, que vou fazer um manualzinho pra senhora”. Tentei explicar da forma mais didática possível — contou o estudante.

Alexandre entregou, no último sábado, o tutorial para a avó da namorada, com o passo a passo de como ler e enviar mensagens, ouvir e mandar áudios, fazer ligações e chamadas de vídeo.

— Ela ficou muito feliz, até comentou: “Nossa, só você pra ter paciência comigo” — disse Alexandre em meio a risadas. — Testamos tudo no meu celular e no da minha namorada.

A neta de Iracema, Nicole Moraes, de 19 anos, contou que a avó já está fazendo parte do grupo da família no WhatsApp, mas ainda enfrenta dificuldades para acompanhar a quantidade de mensagens e diferenciar as antigas das novas.

— Ela não consegue acompanhar bem ainda se nao tiver alguem por perto — afirmou Nicole.

Alexandre imaginou que pudesse ajudar outras pessoas em situações semelhantes e publicou, também no último sábado, imagens do manual em seu perfil do Twitter. Desde então, o post angariou cerca de 78 mil curtidas e 16 mil compartilhamentos. Para Alexandre, a repercussão foi “inimaginável”. Ele até mesmo disponibilizou uma versão digitalizada para download, após receber uma série de pedidos.