Início Jauá Jauá: requalificação da Praça do Papagaio já começou

Jauá: requalificação da Praça do Papagaio já começou

Candidate-se nas vagas de emprego em Camaçari: vagasemcamacari.com
Jauá: requalificação da Praça do Papagaio já começou 1
Foto: Kelvi Lima

As obras já começaram pela Praça do Papagaio, em Jauá, Costa de Camaçari, que recebeu vedação provisória com tapumes metálicos enquanto as máquinas retiram as pedras do antigo calçamento do local. No projeto para a região estão previstas a construção de calçadões, equipamentos esportivos, quiosque e deck de madeira panorâmico, criando assim uma nova área de convivência.

O projeto, que teve a ordem de serviço assinada no dia 28 de janeiro, contempla ainda a mobilidade urbana, ações de acessibilidade, pavimentação e requalificação de 42 ruas. O calçadão será de pisos de bloco de concreto intertravados (elaborando um layout em diversas cores) e trechos em placas de concreto lonado com molduras em granito. No total serão investidos mais de R$ 10 milhões.

Segundo a prefeitura, mesmo durante as obras, os ambulantes que atuavam na praça foram realocados e, nesse período, a empresa ganhadora da licitação deve priorizar a mão-de-obra local.

Também estão previstas a construção de parque infantil e um monumento em homenagem aos quatro pescadores da comunidade desaparecidos em novembro de 2012, além de pista de skate, quadra poliesportiva, vestiário e campo de futebol com arquibancadas. As ações de limpeza de lagoas, mobilidade, construção e recuperação de equipamentos esportivos começam por Jauá, mas serão realizadas em várias localidades da Costa.

“Esse é um momento importantíssimo da nossa gestão, que vai entregar para o povo de Jauá uma obra completa, com deck de madeira entrando na lagoa para as pessoas poderem passear, com pista de skate, campo, qualificação de todo entorno da praça, integrando a igreja. É uma obra que vai fortalecer a localidade e toda a nossa Costa, fortalecendo a economia com o turismo na região”, afirma o prefeito Elinaldo Araújo (DEM).

O conceito diferenciado faz parte da estratégia de desenvolvimento econômico do governo e foi destacado pelo secretário de Turismo, Gilvan Souza. “Esse é um projeto que tem a concepção da Prefeitura e a participação da comunidade. Foi um ano e quatro meses para elaboração de uma solução que contempla respeito, dignidade, fomento à economia e a modernização desse espaço, que é um importante cartão postal da nossa Costa”, revela.

A prefeitura também deu início a uma série de recapeamento asfáltico e pavimentação para Jauá e vias de ligação com a localidade, que juntas somam 42 ruas. Foi assinada a ordem de serviço para sete ruas no Loteamento São Francisco, 19 ruas entre a Vila dos Artistas e o Portal de Jauá, 16 ruas entre Areias, Alto da Bela Vista e Avenida Atlântica; além da revitalização da praça do campo da Vila dos Artistas e praça do Alto da Bela Vista.

A praia mais popular de Camaçari surgiu como antiga vila de pescadores e ao longo dos anos foi se tornando local de veraneio e ganhando moradias fixas. Famosa pelas praias com quebra-mar e formação de piscinas naturais. As intervenções são realizadas pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Secretaria de Turismo (Setur). A previsão de execução das obras é de 10 meses.