Início Saúde Itália confirma primeira morte por coronavírus; é a segunda na Europa

Itália confirma primeira morte por coronavírus; é a segunda na Europa

Itália confirma primeira morte por coronavírus; é a segunda na Europa 1

A Itália registrou, nesta sexta-feira (20), a primeira morte provocada por Covid-19 no país – a doença é causada pelo novo coronavírus. Um paciente de 78 anos, em Pádua, no norte do país, morreu após ter sido infectado pelo 2019-nCov.

Segundo a agência italiana de notícias, Ansa, as autoridades de saúde anunciaram que há 15 casos confirmados de Covid-19 do vírus no norte da Lombardia e dois na região vizinha, Veneto, onde fica a cidade de Pádua.

É a segunda morte na Europa. Na Coreia do Sul, os diagnósticos dobraram em 24 horas e o país decretou emergência. E o aumento das mortes no Irã – sem ligação direta com a China – mostra que a janela de oportunidade para conter o vírus está ficando menor, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Mortes e casos pelo mundo
De acordo com o mais recente balanço da OMS, a epidemia na China já deixou mais de 75,5 mil pessoas infectadas e causou mais de 2 mil mortes. Fora da China, segundo a Organização Mundial Saúde (OMS), há outros 1.152 casos e oito mortes: 1 nas Filipinas, 3 no Japão, 1 na França, 1 no Irã, 1 na Coreia do Sul e esta na Itália.

Itália confirma primeira morte por coronavírus; é a segunda na Europa 2
Casos de coronavírus pelo mundo, incluindo Líbano e Israel, até a sexta-feira, 21 de fevereiro — Foto: Arte/G1

Destaques sobre o coronavírus desta sexta (21):
A Coreia do Sul registrou, em um dia, mais de 100 novos casos da doença, e a quantidade de infectados no país cresceu para 208;
Israel confirmou o primeiro caso dentro do país – de um passageiro que estava bordo do navio de cruzeiro que ficou em quarentena no Japão. Ele e outros 10 cidadãos israelenses foram repatriados depois de sair do navio. Antes disso, 4 israelenses já haviam sido diagnosticados e hospitalizados no Japão.
A previsão é que os últimos passageiros com exames negativos para o vírus deixem o navio nesta sexta (21). Até a quinta (20), 634 casos da doença haviam sido confirmados na embarcação.
O Irã confirmou mais duas mortes por Covid-19; agora, são quatro vítimas fatais pela doença no país. Ao todo, 18 casos foram confirmados lá, incluindo os das pessoas que morreram.
O primeiro caso da doença foi confirmado no Líbano, de uma mulher que chegou ao país em um avião que vinha do Irã. Agora, há 1.152 casos confirmados fora da China, em 26 países, segundo a OMS.

Por G1