Início Mata de São João Intercâmbio Cultural vai levar estudante matense a Portugal

Intercâmbio Cultural vai levar estudante matense a Portugal

No total, 54 jovens do oitavo ano de diversas regiões do Brasil viajarão junto com o escritor Laurentino Gomes (Foto: Divulgação/Ascom)

Gustavo Muritiba, da Escola José Seixas, é o estudante da Rede Municipal de Ensino de Mata de São João, que irá em novembro, passar dez dias em Portugal, fazendo intercâmbio cultural. A revelação dos estudantes selecionados foi feita durante o lançamento do livro de Histórias em Quadrinhos “Uma Proposta a D. João” e dos curta-metragem de autoria dos participantes do projeto “Era uma vez…Brasil”, no Palácio Rio Branco, em Salvador.

O Projeto “Era Uma Vez… Brasil” realizará em novembro, um intercâmbio em Portugal que estimula uma melhor compreensão da história do Brasil. Farão a viagem, alunos de Salvador e Mata de São João. No total, 54 jovens do oitavo ano de diversas regiões do Brasil viajarão junto com o escritor Laurentino Gomes.

O grupo ficará 10 dias na capital portuguesa para aprender sobre a origem e a cultura do país, onde irão despertarão o lado crítico dos adolescentes, para que entendam e reflitam sobre o cenário brasileiro atual. A turma ainda apresentará um curta-metragem produzido na segunda etapa do projeto e divulgar o livro HQs junto às escolas e locais visitados.

“Essa ação vem se consolidando e criando uma rede extremamente importante para o desenvolvimento dos jovens, professores e comunidade. O resultado é o reconhecimento das nossas raízes, a valorização da nossa identidade e o respeito pela diversidade”, explicou, por meio de nota, a diretora executiva da Origem Produções e responsável pelo desenvolvimento e execução do projeto, Marici Vila.

A ação ainda conta com o apoio das prefeituras de Salvador e de Mata de São João, Fundação Gregório de Matos, Embaixada de Portugal no Brasil, Consulado Geral de Portugal em Salvador, Gabinete Português de Leitura, Instituto Camões e apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet.