Início Mata de São João Hospital ganha equipamento que realiza mais de 20 exames em minutos

Hospital ganha equipamento que realiza mais de 20 exames em minutos

Hospital ganha equipamento que realiza mais de 20 exames em minutos 1
Gasômetro custou R$ 150 mil e atenderá, sobretudo, a pacientes em estado grave. O hospital de Mata é único de médio porte da Bahia a ter o equipamento (Foto: Divulgação/Ascom)

O Hospital Municipal Eurico Goulart de Freitas (HEF), de Mata de São João, deu mais um passo no processo contínuo de qualificação, para atender os pacientes com mais eficiência e salvar mais vidas. Nesta semana entrou em funcionamento o Gasômetro. O equipamento realiza cerca de vinte exames em 2 minutos,em pacientes de emergência, que sofrem de traumas pesados ou doenças cardíacas e pulmonares agudas.

O Gasômetro 123 POC System, da marca alemã Roche, foi um investimento de cerca de R$ 150 mil, fora os custos de manutenção e de assistência técnica e é um dos mais modernos e eficientes do mundo. Faz análises rápidas de múltiplos parâmetros para resultados vitais, que os médicos precisam para tomar decisões em situações críticas. O HEF é um dos raríssimos de médio porte e sem Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do país a possuir este equipamento.

Com uma amostra de sangue arterial, coletado por um médico, o Gasômetro diagnostica instantaneamente as doenças e seus estágios, assim como as possibilidades de ocorrências de agravamento das patologias, como infarto, insuficiência respiratória e AVC, e indica quais os tratamentos adequados para cada caso.

“O equipamento é portátil e foi projetado para ser usado no monitoramento de gases do sangue, principalmente para determinar se um paciente está recebendo suporte respiratório suficiente”, explica o diretor médico do Hospital Eurico Goulart de Freitas, Gustavo Guimarães.

“Teremos inclusive mais eficiência na regulação (transferências para hospital de maior porte), uma vez que poderemos tratar alguns pacientes aqui mesmo e, em outros casos, já encaminharemos para o sistema de transferência hospitalar com informações mais precisas”, assegura o médico.

Exames – Entre os exames que o Gasômetro realiza, alguns que nenhum hospital de médio porte faz, a exemplo de PH do Sangue (que mede nível de acidez), Lactato (que avalia o nível de ácido láctico) e PO² e PCO2(que dizem os níveis de oxigênio e gás carbônico do sangue).

A Rede Municipal de Saúde de Mata de São João economizará no fornecimento de oxigênio para pacientes em internação domiciliar. Com o Gasômetro, o HEF passa a realizar os diagnósticos exigidos pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, para que o Governo do Estado passe a custear os equipamentos.