Homem morre afogado em praia de Camaçari
De acordo com informações, um homem identificado como Hebert, morreu afogado na tarde deste domingo (27), na Praia de Genipabu, na região de Guarajuba, em Camaçari. A vítima foi removida da areia por volta das 21h pela Polícia Técnica e encaminhada ao IML. No local a Defesa Civil é impedida de colocar bandeiras que alertam que o mar é perigoso.
Não há salva vidas no local, nem ponto de observações. Segundos relatos, pessoas que se identificam como proprietários de imóveis a venda na região do afogamento, impedem a colocação de bandeiras para alertar que ali é perigoso porque isso espantaria compradores, que, segundo eles, não iriam querer ter uma casa na beira da praia justamente onde o mar é bravo.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, o órgão de salvamento só ficou sabendo da morte quando já era noite. Ele disse que está trabalhando para mudar esse conceito, que impede de sinalizar as praias em Camaçari.
“Ali se tiver que morrer dez, morre dez, pois não tem aviso de perigo nenhum” disse uma pessoa que conhece aquela praia.
Significados das bandeiras:
A Bandeira Verde informa que se pode nadar e tomar banho, desde que cumprindo todas as regras de segurança e recomendações para o local.
A Bandeira Amarela significa “atenção”. Quer dizer que o mar está ruim e que não é recomendado nadar neste local. Esta bandeira é colocada na presença de correntes marítimas fortes.
A Bandeira Vermelha mostra que o mar está perigoso e deve-se evitar até mesmo entrar na água. Esta bandeira é um alerta da maior importância e deve ser prontamente cumprido.