Hipertensão atinge mais de 30 milhões de brasileiros
No Brasil, mais de 30 milhões de brasileiros sofrem com a hipertensão arterial sistêmica. O problema, conhecido popularmente como pressão alta, é caracterizado pelos níveis elevados da tensão sanguínea nas artérias. Isso faz com que o coração exerça a sua função de forma sobrecarregada, para distribuir o sangue a todo o organismo. Como consequência do descontrole da pressão arterial, quem convive com a doença e não tem acompanhamento médico regular, pode sofrer complicações cardiovasculares como infarto ou acidente vascular cerebral.
De acordo com o cardiologista do Hospital São Rafael, Alexandre Costa, “o problema, inicialmente assintomático, pode ser desencadeado por uma série de fatores, como obesidade, estresse, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, tabagismo, sedentarismo, sono inadequado e consumo exagerado de sal”. Para o médico, pressão arterial igual ou superior a 14/9 pode ser sinal de hipertensão e deve motivar procura a atendimento médico.
Dentre os atos de prevenção, o médico destaca que o principal deles é adotar hábitos saudáveis, a exemplo da prática regular de atividades físicas, como caminhadas ao ar livre por 30 minutos, alimentação rica em frutas, verduras e legumes, abandono ao tabagismo, além da baixa ingestão de sal. “Vale lembrar que a prevenção é o melhor caminho para cuidar do coração, cada organismo funciona de uma maneira e o problema pode se manifestar de formas diferentes, desde a infância à fase adulta, com maior ocorrência a partir dos 60 anos. O fundamental é frequentar, a cada seis meses, um médico de confiança e realizar exames periódicos”, conclui o cardiologista.
Você precisa fazer login para comentar.