Início Guarajuba Guarajuba e Itacimirim têm selo Bandeira Azul renovado para mais uma temporada

Guarajuba e Itacimirim têm selo Bandeira Azul renovado para mais uma temporada

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Camaçari para a consolidação do turismo no município foi reconhecido por mais um ano com a renovação do prêmio Bandeira Azul para a temporada 2023/2024. Este é o quinto ano consecutivo que as praias do Paraíso, em Guarajuba, e o quarto ano seguido que a da Espera, em Itacimirim, recebem o selo que reconhece os esforços e atividades realizados pela gestão em prol da recuperação e conservação dos ambientes naturais.

Para se qualificar ao programa, durante todo o ano os locais precisam cumprir 32 requisitos, com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social. O selo internacional Bandeira Azul é promovido pela Foundation for Environmental Education (FEE) e operado no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR). A previsão é de que o hasteamento das novas bandeiras ocorra no início de dezembro.

A secretária de Turismo, Cristiane Bacelar, destacou a união de esforços entre a gestão, a comunidade local e entidades de classe para a conquista do selo. “Isso mostra como Camaçari vem se fortalecendo para o turismo, com um comprometimento muito maior em relação à atividade na cidade, tanto do entendimento da parte da gestão, quanto da população local. Sem falar na importância que duas certificações Bandeira Azul trazem para a nossa cidade, pois atrai um público diferenciado, que vem gastar suas reservas aqui, passar um tempo maior, fortalecer nossa economia e nossa população, gerando oportunidades de emprego e renda”, afirmou.

Atualmente, a administração municipal, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) realiza obras em ambas localidades por meio do Projeto Caminhos do Mar, que tem como intuito proporcionar conforto à comunidade, melhores condições de trafegabilidade e modernização dos ambientes.

Em Guarajuba, o serviço é de requalificação urbana e contará com nova ciclovia e ciclofaixa; estacionamento; pavimentação; acessibilidade; paisagismo; sinalização; iluminação em LED; deck em madeira; limpeza da lagoa; portal de acesso; melhorias nas praças Principal e do Mirante, além da revitalização da entrada da localidade de Monte Gordo. O investimento destinado é de aproximadamente R$ 22 milhões.

Já em Itacimirim a obra é urbanização e requalificação, que contempla pavimentação; ciclovia e ciclofaixa; deck em madeira; bicicletário; paisagismo; iluminação em LED; e sinalização. Além de novos espaços de lazer composto por academia ao ar livre; três parques infantis; oito quiosques, com dois módulos comerciais cada; um quiosque, com quatro módulos comerciais e quatro sanitários. O investimento é superior a R$ 39 milhões.