Governo prevê corte de 20% auxílios-doença e aposentadorias por invalidez

(Foto: Reprodução/Ilustrativa )

Até o final deste ano o Governo Federal prevê a conclusão do pente-fino no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com corte de 1 milhão de benefícios irregulares.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, a ação que teve início em 2016 com uma vista grossa nos auxílios-doença e nas aposentadorias por invalidez, tem como objetivo eliminar os pagamentos feitos a pessoas que não têm o direito de receber o benefício.

Caso a projeção do governo se confirme, o pente-fino irá acabar com uma queda de cerca de 20% nos benefícios. “Nós imaginamos que, ao final do processo, nós teremos identificado cerca de 1 milhão de beneficiários que vinham recebendo benefícios irregularmente da Previdência”, afirmou Alberto Beltrame em entrevista ao portal G1.

A estimativa é que o fundo de Previdência faça uma economia de R$ 20 bilhões ao final do processo.

Entre agosto de 2016 e 30 de junho deste ano foram realizadas 791,4 mil perícias, com um corte de 450,2 mil benefícios, afima Beltrame.

Dos benefícios que nós estamos revisando, que são 552 mil pessoas com auxílio-doença, o cancelamento está em torno de 80%. Na aposentadoria por invalidez, que é em torno de 1.004 milhão [de benefícios revisados], o que tem sido cancelado é em torno de 30%”.

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido!