Início Bahia Golfinho e tartarugas são encontrados mortos em Ilhéus e Una

Golfinho e tartarugas são encontrados mortos em Ilhéus e Una

Animais marinhos foram encontrados mortos na cidade de Ilhéus e Una, no Sul da Bahia. Os casos foram registrados nesta quarta-feira (6). Um golfinho foi encontrado morto na Praia de Ponta da Tulha. Ele foi visto por uma moradora, que acionou uma equipe do Projeto Amar, que realiza o monitoramento das praias no litoral sul da Bahia. As informações são do G1.

Técnicos constataram que o animal era um macho, com 1,80 cm de comprimento, da espécie Sotalia guianensis, conhecido popularmente como boto-cinza. Ele apresentava uma marca próxima a cabeça, que levou os especialistas a suspeitarem de encalhe em corda de rede de pesca. Este é o segundo golfinho morto registrado pelo Projeto (a)mar na região nos últimos 10 dias.

Cinco tartarugas foram encontradas mortas em praias das cidades de Ilhéus e Uma. O Projeto (a)mar informou que eles ficaram presos em redes de pesca. Conforme os especialistas, as tartarugas precisam subir até a superfície para respirar a cada 40 minutos, quando elas não conseguem fazer isso, acabam se afogando.

Em Ilhéus, foram encontrados quatro dos cinco animais. O outro foi achado em Una. As tartarugas são da espécie pente, cabeçuda, oliva e verde. Quatro animais eram adultos e o outro era uma juvenil, e estavam no período de reprodução.

Ainda de acordo com o Projeto A-mar, só neste ano 25 tartarugas foram encontradas mortas no estado. A maioria delas afogadas por conta das redes de pesca, ou por ingestão de lixo.