Gestante dá à luz em área externa de maternidade em Salvador; é o segundo caso em menos de uma semana

Uma gestante, que não teve a identidade divulgada, acabou dando à luz, na noite desta segunda-feira (15/2), na área externa da maternidade Tsylla Balbino, situada na Baixa de Quintas, em Salvador. É a segunda vez em menos de uma semana que a mesma situação se repete. Na última sexta-feira (12/2), no mesmo local, uma grávida também deu à luz na área externa da unidade de saúde.

Em vídeo, que circula nas redes sociais nas últimas horas, é possível ver uma testemunha criticar a omissão dos funcionários da maternidade. “Agora, está bonito… vem agora com a criança já pra nascer no meio da rua”.

Em nota, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que as maternidades da rede estadual trabalham com Acolhimento Classificação de Risco, priorizando as mulheres classificadas como vermelho, laranja ou amarelo, que são as mais urgentes, conforme preconizado.

“Ressaltamos ainda que a equipe da maternidade Tsylla Balbino estava completa nesta madrugada (16/2). Em virtude da inexistência de maternidades sob gestão municipal, as unidades estaduais acabam absorvendo toda a demanda da capital, quando deveriam funcionar apenas como referência para partos de alto risco. Infelizmente, a superlotação é um reflexo do número insuficiente de postos de saúde, que são os locais adequados para a realização do pré-natal, cujas mães deveriam ter, no mínimo, sete consultas”, ressalta o texto.

Com informações do Aratu ON

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido!