Início Camaçari Ganhadores do Concurso Fotografe Camaçari recebem premiação

Ganhadores do Concurso Fotografe Camaçari recebem premiação

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Site de vagas em Camaçari: ACESSE

Revelando grandes talentos e múltiplos olhares artísticos através da fotografia, na tarde desta sexta-feira (13/12), foi realizada a premiação e exposição fotográfica dos participantes que conquistaram as três primeiras colocações em cada categoria (amador, profissional e estudantil), além dos professores orientadores na categoria estudantil, da 3ª edição do Concurso Fotografe Camaçari. Em clima festivo, a solenidade contou com uma decoração especial no Foyer do Teatro Cidade do Saber, com elementos que representam a cultura nordestina.

A abertura contou com a apresentação cultural do Grupo Boi Mirim, de Parafuso, e a exibição de um documentário que relata a trajetória de vida das personagens fotografadas. Incentivando a produção das artes visuais por meio da fotografia, para este ano, a temática escolhida para o projeto foi “Camaçari: seu povo, nosso maior Patrimônio”. No total, nove participantes receberam um cheque simbólico referente à quantia em dinheiro que varia entre R$ 745 e R$ 4.258. A lista completa dos ganhadores pode ser conferida aqui.

Realizado pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), a titular da pasta, Márcia Tude, afirmou que está animada para a próxima edição do concurso em 2020 e reforça que o principal intuito do projeto é “focar na educação patrimonial de jovens, adultos e adolescentes, trabalhando a sua identidade e fazendo o reforço da mesma, ligando o cidadão com a cidade, explorando a realidade cultural do município e dos patrimônios imateriais e materiais através da fotografia”.

Participando pela primeira vez do concurso, a aluna Jucikleyde dos Santos, 15 anos, conquistou a 2ª colocação da categoria estudantil com a obra Resistência, Identidade e Ancestralidade. Estudante do 9º ano da Escola Municipal Cosme de Farias, a jovem se inspirou na diretora da instituição, Dona Bertulina dos Santos, para fazer o registro. “Eu nunca acreditei que poderia ganhar e participar de projetos como esse. Quando eu soube do resultado meu chão caiu e pensei, nossa, eu em segundo lugar? Tanta gente participando e eu em segundo lugar? Fiquei muito feliz”, contou emocionada sobre a sua experiência.

“Ela se sentiu valorizada por ganhar, por ter feito a foto e ter sido uma escolha boa para ela”, comentou a professora orientadora, Nadja Rodrigues, que acompanhou a estudante desde o início do concurso. No espaço, foram expostas 40 fotografias, sendo 20 estudantis, 10 amadoras e 10 profissionais, que seguem para apreciação da população até o dia 20 de dezembro.