Início Camaçari Funcionários da Ford entram em sistema de lay-off por 90 dias

Funcionários da Ford entram em sistema de lay-off por 90 dias

Funcionários da Ford entram em sistema de lay-off por 90 dias 1

Um total de 1.600 trabalhadores do Complexo Ford entrarão em sistema de lay-off por um período de 90 dias com pagamento do salário líquido, para todos os graus (62, 63, 64, 65 e 66). O regime será aplicado para funcionários do setor operacional, sendo 1000 da Ford e 600 do setor de autopeças das empresas terceirizadas. O lay-off acontece de 1º de agosto a 1º de novembro.

A manutenção do salário foi garantida por meio de um acordo coletivo feito pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, que garantiu estabilidade do emprego por quatro anos. De acordo com o Sindicato, a implementação do lay-off foi uma alternativa para assegurar a empregabilidade, como ocorreu em 2016.

Ainda segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, durante o período do lay-off, os 1.600 trabalhadores vão passar por curso de qualificação do Senai de forma online e precisam cumprir a frequência mínima das aulas em pelo menos 75%. Quem desrespeitar a carga horária não vai direito à bolsa qualificação, que é concedida pelo Governo Federal com dinheiro do Fundo de Amparo ao Trabalhador, como forma de complementação do salário pago pela empresa. Os funcionários ainda vão receber R$ 60,00 para pagamento de custos com internet durante o período de lay-off.