Início Camaçari FOTOS DO DESFILE CÍVICO – Camaçari comemora 260 anos de emancipação

FOTOS DO DESFILE CÍVICO – Camaçari comemora 260 anos de emancipação


FotoS: Tiago Pacheco

Nesta sexta-feira (28/09), dia em que Camaçari completa 260 anos de emancipação política, uma linda festa de aniversário reuniu milhares de pessoas ao longo da Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), local que, durante uma manhã inteira, se transformou no cenário de inúmeras manifestações de gratidão de um povo que compartilha o orgulho e a alegria de viver em uma cidade acolhedora e plural.

No início do desfile cívico, as bandeiras de Camaçari, da Bahia e do Brasil foram alçadas ao som do Hino Nacional, executado pela Banda do Exército Brasileiro. Na sequência, o Hino de Camaçari preencheu o ambiente, entoado pela Filarmônica 28 de Setembro. Outras apresentações oficiais, a exemplo da Polícia Militar e dos Fuzileiros Navais, reforçaram o clima de celebração cívica.

Em seguida, como em uma grande passarela para a qual focavam olhares curiosos e cheios de expectativa, estudantes, esportistas e artistas ofertaram o melhor de suas habilidades e talentos, sendo cada performance como um presentes ao município aniversariante.

Ao todo, participaram do evento cerca de 1.500 estudantes de 13 escolas e instituições municipais: Normal, Cosme de Farias, Alberto Brandão, Laurita Ribeiro, Natal, Denise Tavares, Jardim Santo Antônio, Virgínia Reis, Angiolina, Joana Angelica, Pestalozzi, Apae e São Thomaz do Cantuária.

As passagens das escolas, que apresentaram trabalhos inspirados na história e na cultura do município, e também transmitiram reflexões sobre a importância da leitura, foi intercalada por apresentações das fanfarras e bandas marciais da cidade, que deram um show à parte. A musicalidade da Fampop, da Fanesp, da Bamat, da Fampa, da Bamaja, da Fanesva, da Fanesc e da Bamuca foi calorosamente aplaudida pelo público. A contribuição do Som do Timbal, Timbalauê, Runfagerê e Levada do Saber conferiu riqueza de ritmos ao evento e animou ainda mais os espectadores.

Feliz ao testemunhar o povo de Camaçari em comemoração, o prefeito Elinaldo Araújo destacou a importância de celebrar mais um ano de emancipação da cidade. “Fico muito feliz e me sinto privilegiado por vivenciar momentos como esse, em que o aniversário da cidade que eu amo é celebrada com tanta alegria”, declarou o gestor, que não se limitou a permanecer no palanque oficial, desceu para a avenida e interagiu com o povo e com os participantes.

Quem também aprovou o evento e curtiu cada momento foi Tamires Gomes, 29 anos, moradora do bairro dos 46. “Acho importante e educativo prestigiar o desfile. É uma forma de valorizar a história da nossa cidade. Este ano, trouxe o marido e a filha, que está assistindo ao evento pela primeira vez”, contou sorridente, ao lado de Michel Pratirry e da filha do casal, Beatriz, de 5 anos.

O desfile cívico é uma realização da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Educação (Seduc), e contou com o apoio da Coordenação de Eventos e das secretarias de Cultura, Infraestrutura, Saúde, Governo, Defesa Civil, 12º Batalhão da Polícia Militar, Tiro de Guerra e Juizado de Menores.