Início Tecnologia Ford apresenta tecnologias da indústria 4.0 e exoesqueleto em evento de inovação

Ford apresenta tecnologias da indústria 4.0 e exoesqueleto em evento de inovação

A Ford promove até esta quinta-feira (27), a “Primeira Semana de Inovação da América do Sul” em que apresenta tecnologias de última geração que estão sendo aplicadas pela empresa em suas fábricas no Brasil e na Argentina. A exibição, alinhada com o conceito de Indústria 4.0, está sendo realizada pela marca em todas as suas unidades da região.

Uma das novidades que será mostrada é o exoesqueleto, ferramenta de vestir projetada e construída para ambientes de trabalho que facilita a movimentação e aumenta o conforto dos operadores na linha de montagem. Um projeto-piloto dessa tecnologia, chamada EksoVest, está em andamento na fábrica de Camaçari, que é uma das mais modernas da Ford e conta com várias inovações tecnológicas em automação e controle nos processos de manufatura.

O EksoVest está sendo testado pelos trabalhadores em áreas da linha de montagem onde é preciso realizar atividades acima da cabeça. Adaptável a pessoas de 1,50 metro até 1,95 metro de altura, o colete “high-tech” suporta o peso dos braços do trabalhador por meio de molas que podem ser ajustadas para oferecer uma assistência de até 6,8 kg, reduzindo a fadiga em tarefas repetitivas e de longa duração.

“A Ford está sempre atenta à questão de ergonomia, principalmente nas linhas de montagem, que exigem um esforço físico maior do empregado. Por isso, investimos constantemente em pesquisa e desenvolvimento para facilitar o trabalho dos operadores, com projetos que também ajudam a tornar as linhas de montagem mais eficientes e seguras”, explica Alexandre Machado, diretor de Desenvolvimento de Produto da Ford América do Sul.

Controle da produção e qualidade
O sistema de monitoramento da produção baseado na web, o controle das peças montadas por meio de código de barras e QR Code, impressoras 3D e uma plataforma de realidade virtual para o desenvolvimento de produtos são outras tecnologias que fazem parte da rotina da empresa. A fábrica conta também com um sistema avançado de medição a laser para soldagem de carrocerias, chamado “Net Forming and Piercing”, usado somente pelo Mustang e o EcoSport no mundo.

O Sistema de Informação da Fábrica (FIS) permite o monitoramento da produção, dos volumes fabricados e dos tempos de paralisação dos equipamentos por meio da web. Ele também dá acesso rápido às estatísticas das fábricas e dos equipamentos de produção de qualquer lugar do mundo, para análise de dados detalhados, das tendências e melhorias da produtividade em um ciclo contínuo.

O sistema de controle de peças à prova de erros utiliza o código de barras impresso em cada componente que está sendo montado na linha de produção e o confere com o número de chassi do veículo, evitando a instalação de itens no veículo errado.

A tecnologia de QR Code também é utilizada para rastrear todo o processo de produção da fábrica à distância. Todos os processos críticos de qualidade são monitorados por câmeras e dispositivos para a certificação em tempo real, com o objetivo de garantir zero defeito.

Impressora 3D e realidade virtual
A área de montagem final da fábrica de Camaçari, onde é realizado o acabamento do veículo, dispõe de um centro de desenvolvimento com impressora 3D. Esse equipamento, que oferece precisão da ordem de 0,2 mm, permite fazer testes físicos de uma nova peça e eventuais ajustes que possam ter passado despercebidos nos modelos virtuais, gerando redução de custos e tempo. Assim, contribui para o desenvolvimento de peças de baixo custo e alta durabilidade para os processos produtivos.

A empresa conta também com um sistema imersivo de realidade virtual para o desenvolvimento de engenharia, design e ergonomia dos produtos, o Ford Immersive Vehicle Environment (FiVE). Essa plataforma, que começou a ser usada há mais de quatro anos, transforma os dados dos modelos geométricos em protótipos virtuais para que o projeto seja desenvolvido e validado sob a perspectiva do consumidor.

Ele permite também a comparação de múltiplas alternativas de design, materiais e cores de forma rápida, interativa e intuitiva para a tomada de decisões, identificando qualquer falha com antecedência para aumentar a qualidade do produto final.

“Cada dia mais as tecnologias têm exercido um papel primordial no desenvolvimento de novos produtos para garantir a melhor experiência ao consumidor. A Ford é pioneira em diversas iniciativas nessa área e investe constantemente para oferecer o melhor compromisso de desempenho, conforto, segurança e qualidade em seus veículos”, completa o executivo.