Início Brasil Fim da greve nos Correios? julgamento acontece hoje (21)

Fim da greve nos Correios? julgamento acontece hoje (21)

Fim da greve nos Correios? julgamento acontece hoje (21) 1

A greve dos Correios ainda não tem data para terminar, mas a paralisação será julgada nesta segunda-feira (21) pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). A audiência começa às 13 horas e 30 minutos (horário de Brasília) e, segundo a Exame, pode ser transmitida ao vivo no YouTube pelo canal da instituição.

Os trabalhadores dos Correios estão em greve desde o dia 17 de agosto. Entre as solicitações dos funcionários, a principal envolve a manutenção de um acordo coletivo assinado em 2019 e previsto para valer no ano que vem, suspenso pela estatal após a pandemia. Esse pacote de benefícios e direitos incluía auxílio-creche, licença-maternidade de 180 dias e adicional de serviço noturno.

A última tentativa de resolver a situação foi em 11 de setembro, quando uma audiência de conciliação terminou sem acordo. Em resposta, os representantes decidiram aguardar uma decisão de um órgão judicial — que é exatamente o que deve acontecer na sessão, realizada via telepresença. Vale lembrar que os Correios também estão em processo de privatização, previsto para ser executado em novembro. Gigantes do setor de logística, incluindo Magalu, Amazon e Alibaba, estariam entre os interessados.

Pode acabar?
Os sindicatos da categoria devem ser reunir ainda hoje, após a decisão do TST, para deliberar sobre os próximos passos. Há tanto a possibilidade de que a greve seja encerrada quanto a de que ela continue com a mesma intensidade, dependendo do veredito do tribunal.

Além da transmissão oficial, a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) preparou uma programação especial para a data. A partir das 10 horas, ela vai realizar uma “vigília virtual” em preparação para o julgamento, com depoimentos de dirigentes e lideranças dos Correios, de movimentos populares e com a presença de políticos aliados.