Início Camaçari Feira Alternativa de Arembepe é opção para consumo consciente e lazer

Feira Alternativa de Arembepe é opção para consumo consciente e lazer

Os feriados prolongados dos meses de outubro e novembro marcarão o lançamento da Feira Alternativa de Arembepe, que reunirá inicialmente 20 expositores em cada edição, com artesanato, produção agroecológica, brechó e atrações como oficinas, palestras e performances artísticas. O evento ocorre no centro da localidade, Praça das Amendoeiras.

Artesanato em couro, madeira, cabaças, coco, metais, patchwork, mosaicos, crochê; peças decorativas, acessórios, mobiliário. Plantas ornamentais e outros itens de horto e paisagismo, legumes, frutas, verduras, leite e queijos artesanais, produção de meliponários, geleias, doces e outras delícias saudáveis, artesanais e caseiras formam o leque de opções aos moradores e visitantes.

Na primeira edição, que tem início no dia 12 de outubro (sexta), haverá programação para as crianças. O evento receberá, entre outras atrações, o Carro Cultural TÔ POR AÍ – Museu Escola Itinerante, de Beto Bahia, e a atividade Brinquedos em Roda, com brincadeiras infantis, realizada pela facilitadora Ana Paula Almeida.

No dia 13, Ana Paula também estará à frente da Dança Circular Sagrada, para todas as idades, inspirada em danças de povos de várias parte do mundo, para estimular a união, alegria e leveza. Lon Bové e Banda Terráquea encerram a noite de sábado, com apresentação às 20h e repertório de rhythm & blues, jazz e soul music.

A Feira Alternativa de Arembepe – Artesanato, Agroecologia e Vida Natural é uma realização da Associação dos Comerciantes e Prestadores de Serviços de Arembepe (ASCARB), com produção e curadoria da Silvana Hart Produções e da Fulô Agroecologia, e apoio da Cristal e Prefeitura Municipal de Camaçari.

Além de contribuir para o turismo local e gerar renda para empreendedores de Arembepe, a Feira tem como principais objetivos: colocar em evidência o artesanato da região com influências diversas como a afro-indígena e pesqueira-litorânea, o próprio artesanato hippie (uma marca do movimento que resiste em Arembepe) e as práticas de relacionamento e consumomais voltados à qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

Dentre os pilares estão promover a ideia de comprar na origem, ao ar livre, sem agrotóxicos, com artigos e produtos mais diversos, a partir de artesãos e produtores preocupados com a pesquisa, com a matéria-prima utilizada e com o seu ecossistema.

Todos estes aspectos conectam-se com os ares de Arembepe e principalmente com os valores que tanto foram propagados em décadas passadas, quando o lugar protagonizou a contracultura no país. Mais do que nunca na moda, esta Feira (e Arembepe, que celebra 50 anos da formação da sua Aldeia Hippie em 2018!) pretende se posicionar como a Alternativa de muitos, para comprar, passear e se conscientizar.

SERVIÇO:

O quê: Feira Alternativa de Arembepe – Artesanato, Agroecologia e Vida Natural
Quando: Feriadões de 12 e 13 de outubro (sexta e sábado); 02 e 03 de novembro (sexta e sábado); 15, 16 e 17 de novembro (quinta, sexta e sábado)
Horário: A Feira Agroecológica ocorrerá aos sábados, das 7 às 13h.
Artesanato, na sexta e sábado, das 16 às 22h (inclui-se a quinta, 15/11)
Local: Praça das Amendoeiras, Centro, Arembepe
Mais informações: 71 98680-1048 (Carolina Dantas) e 71 99922-1653 (Silvana Hart)