Início Destaque Família de professor baleado faz campanha por doação de sangue

Família de professor baleado faz campanha por doação de sangue


Por G1/Bahia

A família do professor universitário Danilo Fortuna Mendes de Souza, de 36 anos, baleado durante assalto no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, na tarde de quinta-feira (20), faz uma campanha nas redes sociais por doação de sangue.

Segundo um card divulgado pela família nesta sexta-feira (21), o rapaz, que está internado no Hospital Geral do Estado (HGE), precisa de doação de qualquer tipo sanguíneo. Voluntários podem fazer a doação em nome do professor em qualquer unidade do Hemoba.

De acordo com um amigo da vítima, que preferiu não se identificar, o professor passou por uma cirurgia longa ainda na tarde de quinta-feira. Durante o processo, Danilo teve duas paradas cardiorespiratória e a cirurgia teve que ser interrompida. O procedimento deve ser retomado nesta sexta (21). O estado de saúde dele é delicado.

Assalto
Danilo de Souza, que é professor do curso de arquitetura da Faculdade Ruy Barbosa, foi baleado na barriga durante assalto na Rua Potiguares, no Rio Vermelho. Ele tinha acabado de dar aula na instituição e voltava para casa, a pé, quando foi abordado por um homem, que ainda não foi identificado.

No momento do assalto, ele falava com a mãe no celular. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o bandido roubou o celular de Danilo e deu um tiro na barriga dele. Não há informações se ele reagiu. O suspeito fugiu.

Professor foi baleado durante assalto em Salvador (Foto: Reprodução/Facebook)

Para doar
Os voluntários devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Além disso, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Os endereços e horários de atendimento das unidades fixas de coleta, assim como o roteiro semanal dos Hemóveis, estão disponíveis no site institucional (www.hemoba.ba.gov.br).