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Facebook vai notificar os 50 milhões de usuários e fazer auditoria em aplicativos

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Por Agência O Globo

Em entrevista à ‘CNN’, ele revelou que notificará a todos os 50 milhões de afetados pelo episódio (Foto: Reprodução)

Diante do escândalo recente do Facebook, o fundador da rede social, Mark Zurckerberg, afirmou que vai notificar os 50 milhões de usuários que tiveram os dados vazados e que pretende fazer uma auditoria junto a milhares de aplicativos para evitar este tipo de acesso a informações ocorra de novo. Em seu primeiro pronunciamento público após as notícias divulgadas no fim de semana, ele disse ainda que estão em curso 15 mudanças tecnológicas e de procedimentos para garantir mais segurança aos dados dos usuários.

Em entrevista à “CNN”, ele revelou que notificará a todos os 50 milhões de afetados pelo episódio. Ao “New York Times”, o fundador do Facebook disse que fará, para qualquer aplicativo que descobrirmos que tenha alguma atividade suspeita, “uma auditoria completa”, para impedir este tipo de acesso de dados novamente. Questionado quantos aplicativos do Facebook serão vistoriados, Zuckerberg não titubeou:

“Será algo na casa dos milhares”, disse ele, que afirmou que contratará pessoal especial para estas fiscalizações.

Em outra entrevista exclusiva, à revista “Wired” — que foi publicada também na noite de quarta-feira — Zuckerberg esclarece que o Facebook estará realizando 15 mudanças tecnológicas e de procedimentos para garantir mais segurança aos dados dos usuários.

A linha das entrevistas seguiu o texto que ele publicou na tarde desta quarta-feira em sua conta no Facebook, onde admitiu pela primeira vez os erros da empresa e afirmou que houve uma “quebra de confiança” entre o Facebook e seus usuários.

Questionado se está preocupado com o movimento de pessoas que defendem o fim das contas dos usuários do Facebook e o boicote à rede social, o diretor minimizou esta ameaça:

— Eu não acho que tenhamos visto um número significativo de pessoas deletando suas contas, mas, você sabe, isso não é bom. Eu acho que é um sinal claro desta grande questionamento das pessoas sobre a confiança, e eu entendo isso. E se as pessoas excluem o aplicativo ou simplesmente não se sentem bem em usar o Facebook, esse é um grande problema que acho que temos a responsabilidade de corrigir.

MODELO DE NEGÓCIOS PERMANECE

Zuckerberg afirmou que não prevê mudanças no modelo dos negócios do Facebook, no qual a rede fornece dados para ajudar os anunciantes e desenvolvedores a melhor direcionar publicidade para potenciais clientes. Ele descartou um modelo em que os usuários pagassem assinatura para usar o Facebook.

— Esta é uma questão muito importante. O tema do modelo de anúncio que é realmente importante é que ele se alinha com a nossa missão, que é construir uma comunidade para todos no mundo e aproximar todo o mundo. E uma parte muito importante disso é fazer um serviço que as pessoas possam pagar. Muitas pessoas, depois de passarem do primeiro bilhão de usuários, não podem pagar muito. Portanto, ficar livre de cobranças em um modelo de negócio apoiado por anúncios acaba sendo muito importante e em linha (com nossa missão).

Ele destacou a importância de ter um serviço em que todos no mundo podem usar: “A única maneira de ter isso é que seja muito barato ou de graça”.