Evento faz crianças desfilarem em shopping para serem adotadas
Um evento chamado “Adoção na Passarela“, que aconteceu na terça (21) no Pantanal Shopping, em Mato Grosso, tem ganhado repercussão na internet.
Realizada pela Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) – e a Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), a ação pretendia “dar visibilidade a crianças e adolescente de 4 a 17 anos que estão aptas para adoção”.
Entretanto, a ideia foi amplamente criticada na Internet – muitos alegaram que o desfile expõe as crianças como “mercadoria”.
Para Tatiane de Barros Ramalho, presidente da CIJ, o desfile é benéfico:
“Será uma noite para os pretendentes – pessoas que estão aptas a adotar – poderem conhecer as crianças, a população em geral poderá ter mais informações sobre adoção e as crianças em si terão um dia diferenciado em que elas irão se produzir, cabelo, roupa e maquiagem para o desfile”, explicou.
Ainda segundo ela, na edição anterior, realizada no ano passado, dois adolescentes, de 14 e 15 anos, foram adotados. “Esperamos novamente dar visibilidade a essas crianças e adolescentes que estão aptas a adoção. E como sempre dizemos: o que os olhos veem o coração sente.”
Repercussão negativa
Na internet, o evento foi considerado como uma ideia equivocada e recebeu diversas críticas. Guilherme Boulos, ex-candidato à presidência da República pelo PSOL, se posicionou no Twitter e considerou o desfile uma “perversidade inacreditável”.
A "passarela da adoção", em Cuiabá, expondo crianças de 4 a 17 anos para a escolha dos pretendentes pais é de uma perversidade inacreditável. Os efeitos psicológicos da exposição, expectativa e frustração dessas crianças pode ser devastador, ainda que a intenção tenha sido outra.
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) May 22, 2019
Outros usuários da rede social também se posicionaram contra a “Adoção na Passarela”. Muitos criticam a exposição das crianças e cobram providências por parte do Ministério Público e do Conselho Tutelar.
Isso é errado em TANTOS níveis. A exposição, a objetificação das crianças. É mercadoria, não seres humanos. Não é possível que achem isso razoável.
— cthulhu de brinquedo (@priscilavanti) May 22, 2019
https://twitter.com/Lih_meira/status/1131202943120752640
Cadê o Conselho Tutelar? Cadê o MP? Virou feira de pet? Que absurdo! Isso não é forma de tratar essas crianças! https://t.co/f9AFbQpTuv
— Diogo 🇧🇷🇵🇸 (@diogojga) May 22, 2019
O que diz o outro lado
A assessoria de imprensa diz que na primeira edição o evento foi bem recebido e só neste ano recebeu críticas. Afirma também que a ação foi aprovada pelos órgãos competentes e que a adoção de dois adolescentes comprovam o sucesso do evento.
Em entrevista à CLAUDIA, Tatiane de Barros Ramalho, presidente da CIJ, e Lindacir Rocha, da Ampara, rebateram as acusações. Leia aqui.
O Pantanal Shopping divulgou nota em que repudia a objetificação de crianças e adolescentes. Leia o comunicado na íntegra:
“O Pantanal Shopping informa que repudia a objetificação de crianças e adolescentes e esclarece que o único intuito em receber a ação foi contribuir com a promoção e conscientização sobre adoção e os direitos da criança e adolescente com palestras e seminários conduzidos por órgãos competentes que possuem legitimidade no assunto. O shopping afirma que a ação foi promovida pela Associação Mato Grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) em parceria com Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da OAB-MT e reitera que o evento contou ainda com o apoio do Ministério Público do Estado do Mato Grosso, Poder Judiciário do Estado do MT, Governo Estadual do MT, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, Sindicato dos Oficiais de Justiça, Associação Nacional do Grupo de Apoio à Adoção e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, além do Tribunal de Justiça do Mato Grosso.”
(Por CLAUDIA)
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