Início Destaque Evento de cicloturismo acontece neste domingo em Camaçari

Evento de cicloturismo acontece neste domingo em Camaçari

O Estádio Municipal Armando Oliveira será palco para a concentração de largada do 2° Trilhão do Camaçari Bike Adventure – CBA. O evento, que é de cicloturismo, acontecerá neste domingo (25/2), com saída prevista para ocorrer a partir das 7h. A previsão dos organizadores é de reunir cerca de dois mil ciclistas de diversas cidades da Bahia. A iniciativa contará com a presença do prefeito Elinaldo Araújo e demais autoridades locais.

Os trilhões são encontros que grupos e cidades fazem para receber ciclistas de outros municípios. Em Camaçari, o percurso começa com um passeio pela sede e segue para a trilha, que tem cerca de 30 quilômetros passa por lugares como a Cascalheira e o rio Capivara. No trajeto, belas paisagens, morros, single tracks, riachos, subidas e descidas com muita adrenalina.

O evento pretende promover a prática do ciclismo como esporte gerador de saúde física e mental, além de divulgar também as belezas naturais de Camaçari, colaborando para a conscientização, valorização e preservação da natureza. O trilhão, ainda, fortalece a economia da cidade, com as pessoas que participam, as que acompanham os desportistas e as que assistem ao evento, beneficiando a rede hoteleira e o comércio local.

A iniciativa esportiva possui ainda um cunho social, já que para participar, no ato da inscrição, é preciso colaborar com um quilo de alimento não perecível, que serão distribuídos a instituições de caridade da cidade. No ano passado, na 1ª edição do evento, foram arrecadados mais de mil quilos de alimentos.

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, em outubro do ano passado, o Projeto de Lei n°051/2017, de autoria do vereador e presidente da Câmara, Oziel Araújo, que inclui no calendário de eventos do município o Trilhão de Mountain Bike do Camaçari Bike Adventure-CBA.

O trilhão conta com o apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Esporte Lazer e Juventude, da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que oferecerá toda a infraestrutura necessária para os ciclistas e amantes do esporte.

CAMAÇARI BIKE ADVENTURE

O Camaçari Bike Adventure foi idealizado em 2012 por amigos e amantes do ciclismo do município. Atualmente, o grupo se destaca como uma das maiores equipes de cicloturismo da Bahia. O papel do grupo é integrar pessoas de várias idades ao meio social da prática do esporte. Para isso, existe o incentivo, orientação e promoção de condições para que as pessoas se adaptem às condições do mountain bike.

Em abril do ano passado, mais de mil ciclistas de toda Bahia estiveram em Camaçari para participar da 1ª edição do evento. Na trilha, com cerca de 30 quilômetros, ciclistas de todas as faixas etárias.