Início Bahia Estudante de comunidade quilombola em Antônio Cardoso é aprovado em Medicina

Estudante de comunidade quilombola em Antônio Cardoso é aprovado em Medicina

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Site de vagas em Camaçari: ACESSE

Estudante de escola pública e filho de uma dona de casa e um pedreiro, todos moradores da comunidade quilombola de Salgado, no município de Antônio Cardoso, Matheus de Araújo Moreira Silva, 25 anos, é aprovado no curso de Medicina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), após seis tentativas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Matheus estudava na biblioteca municipal, que fechou por conta da pandemia do Coronavírus. Sem condições para pagar um cursinho particular, ele tentou estudar na sede da associação de moradores, mas os bares ao redor atrapalhavam a concentração. Tentou estudar em sua casa, mas com quatro irmãos, sendo um deles especial, não foi possível. Estava pensando em desistir por acha que, com 25 anos e cinco anos estudando sem passar, não tinha mais como persistir.

Foi aí que uma amiga ofereceu uma casa, em Feira de Santana, para que pudesse estudar sossegadamente. O local não tinha energia e internet. Então, Matheus fez um pacote de internet com sua operadora de celular e usava a lanterna do aparelho quando anoitecia. Como os vídeos consumiam muito do pacote de dados móveis, ele optava por estudar pelos arquivos em PDF. Diariamente, ele estudava por seis horas.

Os 980 pontos alcançados na redação não foram suficientes para ingressar no tão sonhado curso de Medicina na Universidade Federal da Bahia, tendo ficado em segundo lugar para a única vaga destinada a estudantes de comunidade quilombola. Daí tentou a UFRB, com sucesso.

As aulas começaram na segunda-feira (28), pela internet. Matheus se prepara para morar em Santo Antônio de Jesus, onde está localizado o polo da UFRB. Para ajudar nas despesas iniciais, ele abriu uma vaquinha virtual. Seu objetivo é conseguir um valor que dê pra se manter no primeiro ano, já que depois irá receber o auxílio da faculdade. A vaquinha pode ser acessada por aqui. Quem quiser, também pode fazer uma doação através do PIX e, para efetuar a transação, o telefone é o (75) 98245-3570.