Início Destaque “Estamos em surto de gripe em Salvador”, avisa secretário Leo Prates

“Estamos em surto de gripe em Salvador”, avisa secretário Leo Prates

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Site de vagas em Camaçari: ACESSE

O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, afirmou, nesta segunda-feira (13), que a capital baiana está em surto de gripe. Os números de contaminados no final de semana alarmaram a gestão. A situação tem lotado o gripário dos Barris e as UPAs da cidade.

ATENÇÃO: Nunca pague nenhum valor para participar de um processo seletivo. Não compre cursos, apostilas ou serviços que prometam participação em seleção ou contratação para uma vaga. E jamais informe dados bancários, de cartão ou envie documentos por e-mail ou através de sites que não conheça. Nosso site não se responsabiliza por qualquer tipo de pagamento efetuado.

A demora foi tão grande nesta segunda que pacientes realizaram um protesto e fecharam uma das vias que fica em frente ao gripário. “Só tem dois médicos para fazer o atendimento. Peguei a fica 451. Não vi chamar ninguém ainda. É um descaso! Manda médico pra cá. Tem gente grave que não sabe o que tem. Estão misturando pessoas gripadas com pessoas com Covid”, denunciou uma das pacientes, em entrevista ao Balanço Geral.

Leo Prates, por sua vez, disse que a alta procura pelos postos de saúde se deve a um surto de gripe que poderia ter sido evitado, caso toda a população tivesse se vacinado e usasse máscara. “Quero lembrar que o sistema de saúde que atende a gripe, atende Covid-19, AVC, infarto… Só hoje foram 53 pessoas notificadas de H3N2. O sistema de saúde não vai aguentar. Apelo para as pessoas continuarem usando máscara e tomem a vacina da gripe. Podemos prevenir. Não adianta aglomerar, ficar sem máscara e no dia seguinte ir na upa”, avisou o secretário.

Ele pediu que, quem precisar apenas fazer o teste para saber se está com a Covid-19, procure uma das 37 unidades disponibilizadas em Salvador (veja a lista no final do texto). Isso fará com que as filas nas UPAs e no gripário sejam reduzidas. Prates citou também que a situação do coronavírus está controlada na cidade, o que pode ser comprovado pelo número reduzido de infectados pela doença.

“Iremos ampliar o número de testagem nas unidades básicas. Compramos um teste que dirá se a pessoa está com Influenza ou Covid-19. Vamos entregar mais uma Unidade Básica de Saúde agora e outras cinco no primeiro semestre de 2022”, acrescentou Prates.

Confira a lista atualizada das unidades que estão realizando a testagem:

Centro Histórico

UBS 19º CS Pelourinho

UBS Péricles Esteves Cardoso

UBS Santo Antônio

Itapagipe

USF Joanes Leste

UBS Virgílio de Carvalho

UBS Ministro Alkimin

São Caetano / Valéria

USF Nossa Senhora de Guadalupe – Alto do Peru

USF San Martim II

USF Boa Vista do Lobato

USF Deputado Luiz Braga

Liberdade

USF Santa Mônica

USF San Martim I

USF IAPI

Brotas

USF Candeal Pequeno

USF Mário Andréa – 14º CS

Barra / Rio Vermelho

USF Professor Sabino Silva

USF Ivone Silveira – Calabar

Boca do Rio

UBS César de Araújo

USF Curralinho

USF Parque São Cristóvão

USF Curralinho

Itapuã

USF Parque São Cristóvão

USF Vila Verde

USF CEASA I e II

USF São Cristóvão

USF KM 17

Cabula / Beiru

UBS Eunísio Teixeira

UBS Calabetão

Pau da Lima

UBS Dra. Cecy Andrade

USF Canabrava

Subúrbio Ferroviário

USF Ilha Amarela

USF Rio Sena

USF Bate Coração

USF Vila Fraternidade

Cajazeiras

USF Yolanda Pires

USF Cajazeiras – Jaguaripe I

USF Fazenda Grande III

Com informações do BNews