Início Mundo Estação espacial chinesa sem freios finalmente dá seu adeus no Pacífico Sul

Estação espacial chinesa sem freios finalmente dá seu adeus no Pacífico Sul

Por Folha de S.Paulo

Nave foi praticamente toda consumida pelas chamas ao entrar na atmosfera da Terra (Foto: Ilustração)

A estação espacial chinesa Tiangong-1 caiu no sul do Oceano Pacífico às 21h16 deste domingo, dia 1º, no horário de Brasília, de acordo com comunicado do governo da China. Segundo a agência de notícias estatal Xinhua, a nave foi praticamente toda consumida pelas chamas ao entrar na atmosfera da Terra. A informação também foi confirmada por um órgão do Comando Estratégico do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Utilizada como um laboratório de pesquisas no espaço, a estação de cerca de 8,5 toneladas e 12 metros de comprimento – aproximadamente o tamanho de um ônibus – estava completamente fora de controle desde 2016, quando a Agência Espacial Chinesa perdeu a comunicação com ela. Antes de cair, a estação viajava a cerca de 26 mil quilômetros por hora, completando uma volta em torno da Terra a cada uma hora e meia.

Lançada em 2011 como parte de um plano do governo da China para transformar o país em uma superpotência espacial, a estação realizou três missões – duas delas tripuladas – e deveria ter sido derrubada de forma segura em 2013, mas continuou em operação até 2016, quando a China admitiu a perda de controle. Na época, a previsão era de que a queda ocorreria entre março e abril de 2018, mas não era possível determinar o local.

Sair da versão mobile