Início Notícias Está procurando um emprego? Conheça 15 erros que você NÃO pode cometer

Está procurando um emprego? Conheça 15 erros que você NÃO pode cometer

Causar uma boa impressão na hora de procurar uma vaga não depende apenas do momento da entrevista, mas também de todo o conjunto de atitudes do candidato, como a postura, o cuidado na hora de escrever o currículo e o acompanhamento do processo de seleção. Todos esses itens confirmam que, embora grandes erros sejam decisivos, uma sucessão de deslizes pode ser igualmente catastrófica.

Se você está à procura de uma oportunidade, não deixe de conferir a lista de atitudes que você não pode cometer para conquistar o emprego dos seus sonhos preparada pelaUniversia Brasil.

CURRÍCULO:

1 – Entregar um currículo muito extenso

Fazer uma boa edição do currículo é essencial para que ele se destaque. Lembre-se que ele deve ser sucinto e conter apenas as referências mais significativas, em poucas páginas, para não cansar os gestores, que estão analisando centenas de perfis e precisam de agilidade no processo.

2 – Fazer um tópico de introdução muito longo

Além de ocupar espaço que poderia conter informações relevantes sobre suas conquistas profissionais, a introdução é um item bastante ultrapassado. Caso você realmente ache necessário incluir tais informações a seu respeito, faça-o em poucas linhas.

3 – Deixar passar erros de digitação

Erros de digitação ou ortografia depõe contra seu profissionalismo, afinal, passam a impressão de desleixo. Portanto, antes de enviá-lo para o gestor, releia cuidadosamente usando alguns truques, como alterar a fonte e ler os itens de baixo para cima, para que qualquer possível falha se destaque. Pedir para que outra pessoa leia o que você escreveu também é uma ótima dica.

4 – Mentir

Lembre-se que se uma habilidade é exigida para um cargo, ela com certeza será muito utilizada. Dizer que você possui conhecimento sobre o tema, embora isso não seja verdade é uma péssima opção, pois você pode cair em contradição na entrevista, o que claramente eliminará suas chances.

5 – Não adequar o currículo à vaga

Mesmo que as vagas que você está procurando sejam direcionadas para profissionais da sua área, cada emprego exigirá qualificações específicas. Ao mandar um currículo, verifique as habilidades exigidas para o cargo e dê destaque para aquilo que mais se encaixa na posição, em vez de mandar o mesmo texto para todas as empresas.

6 – Incluir hobbies e atividades que não tem relação com o trabalho

Procure se ater às habilidades que realmente façam diferença e tragam destaque para o seu currículo, deixando de lado tudo o que for desnecessário. Listar atividades como esportes e artesanato não irá contribuir para a descrição de suas habilidades, portanto, é melhor suprimir informações desse tipo.

7 – Usar palavras e expressões muito complexas

Tente simplificar seu currículo ao máximo, para garantir que mesmo uma pessoa que não seja da área entenda suas funções anteriores, assim você aumenta suas chances de ser escolhido caso o processo de seleção esteja sendo conduzido por empresas de recrutamento e não pelo gestor, especificamente.

8 – Colocar o contato errado

Ser encontrado a qualquer hora pelos empregadores é fundamental, portanto, confira se o endereço de e-mail e os telefones estão corretos e atualizados antes de enviar seu currículo.

NA ENTREVISTA

9 – Não confirmar sua presença a tempo

Caso não tenha sido possível atender o gestor imediatamente, faça-o o mais rápido possível. Não deixe o gestor esperando seu contato, caso contrário, você poderá perder a sua vaga, além de passar uma imagem anti-profissional.

10 – Atrasar

Pontualidade é fundamental para qualquer candidato, pois é um critério muito avaliado no que diz respeito ao profissionalismo. Para chegar no horário vale a pena sair de casa com antecedência e planejar o trajeto prevendo possíveis obstáculos, como o trânsito.

11 – Chegar cedo demais

Além de passar a impressão de que você está muito ansioso, você deixará seu entrevistador pressionado por mantê-lo esperando. Para evitar que a entrevista comece com esse clima tenso, espere em outro local, como um café, e só chegue a empresa entre 10 a 15 minutos antes do horário.

12 – Não pesquisar sobre a empresa

Durante a entrevista, você deve mostrar que não tem interesse apenas por um trabalho, mas em fazer parte da empresa. Pesquise sobre a história da companhia, suas conquistas e desafios para o futuro. Se possível, busque informações sobre o cargo também.

13 – Falar demais

Lembre-se de que a entrevista é uma conversa que deve ter espaço para ambos os interlocutores e que seu entrevistador certamente terá muitas perguntas a fazer, então tome cuidado para não se empolgar e deixá-lo desconfortável em ter que interromper sua fala.

14 – Reclamar sobre seu último emprego

É desagradável e antiprofissional reclamar sobre seu antigo trabalho, ou chefe, durante a entrevista. Lembre-se que seu novo empregador pode pedir referências e entrar em contato com seus ex-colegas de trabalho, o que seria uma situação muito desagradável e depõe contra a sua imagem.

15 – Não ter perguntas a fazer

Esse é um ponto diretamente relacionado à pesquisa prévia, mas também ao nível de atenção que se deve prestar na conversa. Fique atento e faça questões significativas sobre o cargo e a companhia, para demonstrar que você realmente quer estar bem informado sobre a vaga e está interessado no emprego.