Início Destaque Enorme avião Antonov AN-124 passará por Salvador nesta sexta-feira; Saiba mais

Enorme avião Antonov AN-124 passará por Salvador nesta sexta-feira; Saiba mais

Antonov AN-124 – Imagem: Vitorinostudio / CC BY-SA

O enorme avião Antonov AN-124 Ruslan passará pelo Brasil nesta sexta-feira, 11 de setembro, em uma operação internacional de carga.

Como não poderia ser diferente, a vinda do segundo maior modelo de avião comercial do mundo em capacidade de carga sempre indica que um transporte muito volumoso ou muito pesado vai ocorrer.

O pouso ocorrerá em Salvador (BA), com programação aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) indicando chegada às 06:15 da manhã da sexta, vindo de Santiago do Chile, e decolagem no dia seguinte, 12 de setembro, às 08:00 da manhã, ambos horários de Brasília.

Diante de mais essa aparição de um dos Antonov AN-124 no Brasil, trazemos hoje a você mais detalhes sobre essa operação especial.

O avião foi fretado pela Over Projects, referência em logística internacional para cargas especiais. A empresa dedica-se exclusivamente ao planejamento e execução de transportes complexos, movimentando equipamentos com pesos ou dimensões fora de padrão (denominadas cargas de projeto) em mais de 80 países.

Presente no Brasil desde 2009, o grupo oferece serviços de fretamento marítimo, voos charter, transporte rodoviário, remoções técnicas e içamentos.

O grande AN-124 da companhia aérea Antonov Airlines foi escalado para trazer de Santiago a Salvador uma carga urgente com peso total de aproximadamente 83 toneladas e largura de 4,33 metros.

Devido ao peso concentrado e dimensões das peças, foi necessário utilizar o segundo maior cargueiro do mundo neste projeto. “Nossa equipe de gestores, engenheiros e especialistas promovem soluções inteligentes e criativas para os mais desafiadores projetos”, comenta Marcelo Braga, sócio-diretor da Over Projects.

A empresa conduziu todo o estudo de viabilidade, desenhou e fabricou suportes metálicos para agilizar o carregamento na rampa da aeronave, além de contratar guindastes e carretas especiais para movimentação interna em ambos os aeroportos, já que os equipamentos comuns não comportavam uma operação desta magnitude.

O Antonov a ser utilizado na missão será o de matrícula UR-82027, que está na cidade de Houston, EUA, no momento da publicação desta matéria, portanto, ele deve se deslocar ao Chile em breve.

Com informações do aeroin.net